O Projeto Vozerio, idealizado pelo Ateliê Oráculo e contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (Ficc) de 2014, da Secretaria Municipal de Cultura, oferecerá uma oficina gratuita de fotografia que tem como intenção ampliar a participação das pessoas em projetos cada vez mais colaborativos, reforçando o papel dos grupos como agentes de ação produtiva de cultura.
A oficina ocorrerá nos dias 16, 23 e 30 de maio, aos sábados, das 14h às 18h, no MIS (Museu da Imagem e do Som). As inscrições ocorrerão a partir do dia 15 de abril e vão até o dia 30. No total, são oferecidas 20 vagas.
Para se inscrever, é preciso ter mais de 16 anos, possuir câmera fotográfica e enviar um portfólio digital até o dia 30 de abril para o e-mail: [email protected].
Durante as oficinas, os participantes serão introduzidos aos conceitos da fotografia e realizarão passeios fotográficos. A partir dessas experiências, produzirão uma série de imagens que podem fazer parte do Projeto Vozerio, com lançamento programado para o fim deste ano de 2015.
Nas vivências, os participantes também vão receber uma série de poemas e serão provocados a registrar suas impressões em fotografias.
O Projeto Vozerio propõe a produção de uma narrativa digital poética, compilada em ambiente virtual (website), com conteúdo multimídia – textos, poemas, fotografias, grafismos e vídeos. A narrativa irá refletir sobre o tema “Poéticas do Cotidiano”, e propõe aos artistas do projeto pesquisar com olhar poético a corriqueira vida na cidade de Campinas, seja no seu contexto urbano individual ou coletivo.
O grupo de artistas que idealizou o projeto Vozerio pensou na importância da voz e na importância do silêncio. Mais do que isso: na importância da imagem (do registro) do silêncio da voz.
O Ateliê Oráculo é uma ideia, um conceito de vivência artística e um espaço que busca o estudo e experimentação de linguagens contemporâneas. Com sede na Vila Industrial, o Oráculo é um espaço de criação artística nas áreas de artes plásticas, design e literatura que segue desde 2010 com o intuito de fortalecer a arte e construir elos entre inúmeras vertentes, de forma que essa construção seja cada vez maior, mobilizando o cenário artístico, desenvolvendo discussões pertinentes à exposição, produção e vivência artística. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Ficha técnica:
Rhelga Westin: Coordenadora e designer gráfica
Kate Manhães: Escritora e cineasta
Rodrigo França: Ministrante da oficina de fotografia
Eduardo Bonine: Assessor de imprensa
Luana Bocchino: Técnica de áudio
João Makray: Programador
Caio Gusmão: Artista performático
Projeto Vozerio
Inscrições: 15 a 30 de abril pelo e-mail [email protected]
Curso: 16, 23 e 30 de maio, sábados
Horário: às 14hLocal: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas
Informações: [email protected] ou pelo telefone (19) 2121-3327