Vereador de Campinas quer hidrômetro com válvula para água ficar 40% mais barata

TJSC O vereador Pedro Tourinho (PT) apresentou, nesta segunda-feira (30/03), um projeto de lei que obriga a Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) a instalar e distribuir à população Válvula de Retenção de Ar (Eliminadores de Ar) para hidrômetros. Segundo Tourinho,  estes equipamentos reduzem o valor da conta de água em até 40%.

De acordo com o vereador, os hidrômetros comerciais e residenciais não distinguem a diferença entre água e ar, registrando indevidamente essa passagem de ar. Além disso, a água é bombeada sob pressão nas redes de abastecimento e em determinadas situações, sempre que a rede de água sofre interrupções (manutenção, conserto, novas instalações, bombeamento, racionamento, principalmente falta d’água etc.), pode ocorrer a entrada de ar na nas tubulações e, com retorno da água, este é empurrado e passa pelo hidrômetro.

Mesmo com torneiras fechadas, esse ar sai pela boia da caixa d`água e acaba sendo contabilizado como água consumida nos imóveis. Tourinho ressalta que é os eliminadores de ar são desenvolvidos dentro de padrões técnicos, tendo por finalidade a retirada do ar das tubulações, ou seja, a expulsão do ar na rede. Agora, o projeto vai passar pelas comissões da Casa, antes de ir para votação. (Com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente