Os bairros Chácara Primavera, Mansões Santo Antônio, Fazenda Santa Cândida e Alto Taquaral, na região Leste da cidade já estão recebendo os contêineres previstos na implantação do sistema de coleta mecanizada de resíduos. A instalação dos 350 coletores teve início na segunda-feira, 2 de março. A região concentra cerca de 4 mil domicílios dos quatro bairros.
Segundo o diretor do Departamento de Limpeza Urbana (DLU), Alexandre Gonçalves, uma média de 80 coletores são colocados por noite para atender o novo método de coleta na região. “A previsão é que até o final desta semana todos os contêineres estejam colocados”, afirmou.
Gonçalves explica que durante a transição o atendimento da coleta ocorre diariamente no período noturno, sem nenhuma alteração na rotina.
Segundo a prefeitura, a implantação da coleta mecanizada no município atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos e está ocorrendo em etapas de forma gradativa nos bairros. A região do Taquaral é a quarta a receber o modelo.
Outros cinco bairros contam com a estratégia onde 2.500 contêineres foram colocados: Barão Geraldo, na região Norte; seguida das áreas do Cambuí/Centro e Sousas/Joaquim Egídio.
Entre as informações, a Prefeitura esclarece que, agora, os moradores não precisam mais deixar os resíduos na calçada ou em suportes. A partir da instalação, os resíduos orgânicos devem ser deixados em depósitos instalados em pontos estratégicos na rua. Estes depósitos serão esvaziados diariamente, no período da noite, no mesmo horário em que a coleta anterior era efetuada.
Após a implementação da coleta mecanizada, o lixo colocado em lixeiras na porta das casas não será mais recolhido. (Com informações de divulgação)