A primeira montadora de painéis solares para produção de energia elétrica em grande escala do Brasil deve começar a funcionar este mês em Valinhos (SP).
A Globo Brasil Indústria de Painéis Solares terá capacidade de produção inicial de 580 mil painéis por ano. A matéria-prima e componentes para montagem dos painéis serão importados da Europa e Ásia.
A empresa investiu três anos em pesquisas e investimento próprio para que o projeto se tornasse realidade. E para isso foi importante a Resolução 482 da Aneel (Agência Naciona de Energia Elétrica), que permite que sistemas fotovoltaicos e outras formas de geração de energia, a partir de fontes renováveis com até 1 megawatt de potência instalados em residências e empresas, se conectem à rede elétrica de forma simplificada.
O objetivo, segundo o presidente da Globo Brasil, Manuel Figueiredo Coelho, é atender o consumo usuário dos painéis e injetar o excedente na rede, gerando créditos de energia e praticamente zerar a conta de luz com o uso da energia solar, pagando apenas o custo de disponibilidade da rede.
De acordo com o empresário, a expectativa é implantar uma nova linha de produção em 2016 para fabricar até 1 milhão de painéis por ano. (Carta Campinas com informações de divulgação)