Como parte de diversas ações culturais que integram o manifesto a favor de uma sala de cinema gratuita no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas – a sala Glauber Rocha – no próximo dia 28 de fevereiro, sábado, às 18h, acontece no museu a palestra “O Palácio Geodésico”, com a professora Carmo Penteado Camargo (tataraneta de Joaquim Camargo, fundador do Palácio dos Azulejos), realizada pelo DURBA (Departamento de Urbanidade da Galeria Sede). A palestra também contará com uma performance de Ronan Gonçalves (ROGO), artista residente da Galeria Sede, que fica no Cambuí, em Campinas.
A palestra parte de um contexto em que Campinas, na transição da Monarquia para a República no Brasil, foi palco de uma série de propostas e realizações, transformações sociais, econômicas e urbanas. Em meio a esse cenário, no entanto, parece ser indiscutível a emergência do desejo de instauração de uma modernidade urbana. Nesse sentido, a palestra aborda como o pensamento positivista foi um marco na construção física e cultural dessa Modernidade. O caso do Palácio dos Azulejos e sua referência geodésica no desenho físico e simbólico da cidade é o ponto de partida dessa abordagem sobre urbanidade para, a partir de então, chegar ao momento atual das cidades, do habitat e da cultura.
A palestra é aberta a todos os interessados. Informações e programação das ações do Manifesto pela Sala Glauber Rocha AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




