10411361_10204581736516624_3987873824708963398_nO grupo Esparrama recebe neste domingo, 8, o Grupo Zumb.boys para uma intervenção de dança na janela mais conhecida do Minhocão, em São Paulo.  A intervenção faz parte do novo projeto do grupo, “Janelas do Minhocão” (contemplado pelo Programa Rumos Itaú Cultural 2013-2014).

Junto com o público, o grupo Esparrama quer reafirmar a apropriação e utilização desse espaço como um local permanente de convívio com a arte, atuando também como forma de transformação social. “Pretendemos transformar, trocar experiências e acima de tudo crescer com essa troca! Ouvir, aprender e quem sabe multiplicar ações que modifiquem a vida dos moradores da região para melhor!”, diz Iarlei Rangel, diretor do Grupo Esparrama.

O projeto “Janelas do Minhocão” prevê três ações distintas, por um período de aproximadamente seis meses. A intervenção deste domingo faz parte da primeira ação, “Esparrama Amigos pela Janela”, que vai até o dia 8 de março. Diversos artistas já foram ou ainda serão recebidos com o objetivo de criar intervenções para a janela, sendo eles: Raul Zito (artes plásticas), Ronaldo Aguiar (circo), Zumb.boys (dança), Sissy Eiko (fotografia), Ester Freire (música) e Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação (teatro de animação e de bonecos). Além da intervenção de cada um, o projeto articula dois encontros entre os ‘amigos’ e o público para um bate-papo sobre a relação entre Arte e Cidade, que acontecerá no próprio Minhocão.

Na intervenção “Dança por Correio” em: A Casa do Carteiro, que poderá ser vista neste domingo, o grupo criará um espaço de interação com a plateia a partir de improvisos e jogos coreográficos propondo novas relações entre espaço, dança e musicalidade.

A intervenção é uma adaptação do espetáculo “Dança por Correio”, criada pelo grupo Zumb.boys em parceria com o grupo Fragmento Urbano. Originalmente, ela foi estruturada a partir de improvisos e jogos coreográficos pré-estabelecidos onde os dançarinos (que representam carteiros) reorganizam o espetáculo de acordo com cartas entregues ao público.

Na intervenção, os bailarinos irão inserir as possibilidades cênicas geradas pela janela e sua distância com o público para criar um jogo dramatúrgico, apresentando os carteiros se preparando para mais um dia de encontro e de entrega de cartas, danças, sentimentos e desafios pelas ruas da cidade.

Criado em 2012, o Grupo Esparrama tem como base de sua pesquisa o estudo do palhaço e das estruturas cômicas em suas variadas expressões nas artes cênicas (rua, palco convencional, intervenções, teatro para crianças etc.). Fazem parte da trupe Luciana Gandelini, Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos e Rani Guerra.

Mais informações sobre o grupo e suas ações AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Grupo Esparrama Amigos pela janela
Quando: dias 01, 08 e 22 de Fevereiro, 01 e 08 de março de 2015.
Horário: 16:00h (*No dia 08 de março a intervenção será feita através de uma instalação do artista Raul Zito, que ficará exposta ao longo do dia.)
Duração: 45 minutos
Recomendação:Livre
Ingressos: Grátis Local: Minhocão (Elevado Costa e Silva) entre o Metrô Santa Cecília e a Rua da Consolação Acesso do público: Pelas alças de acesso do Minhocão no Metrô Santa Cecília ou da rua da Consolação, nestes pontos haverá sinalizações indicando o local da apresentação.

Dia 08 de Fevereiro de 2015 – Zumb.Boys – “Dança por correio” em: A Casa do Carteiro