Categories: Geral

‘Sons e Sabores do Peru’ traz atrações musicais, gastronômicas e de artes visuais

A riqueza da cultura Peruana poderá ser vista e experimentada pelo público em apresentações musicais e de dança, cinema e gastronomia como parte da programação do “Sons e Sabores do Peru” no Sesc Campinas.

Na próxima sexta-feira, 5, será aberta a exposição fotográfica “O Coração do Porto”. Com uma câmera na mão e um olhar inocente, o fotógrafo José Chuquiure percorreu as ruas e esquinas da cidade peruana de Callao e conseguiu revelar a espontaneidade da população local com suas fotografias. A exposição pode ser vista até o dia 31 de dezembro na Sala de Multiplo Uso 1, de terça a sexta, das 7h às 21h, e sábado e domingo, das 9h30 às 18h30 gratuitamente.

Um cardápio especial de pratos peruanos poderá ser degustado de 5 a 8 de dezembro no restaurante do Sesc Campinas que oferecerá diversos pratos típicos do Peru, como batatas à peruana, aji de galinha, adobo de cerdo e sudado de pescado.

As atrações musicais começam no próximo dia 6 com o workshop musical “Cajón” no sábado às 14h na Sala de Atividades 4. Com a participação dos músicos peruanos Pithy Cajonero e Jacinto, a atividade aborda a história e as técnicas relacionadas ao instrumento cajón, cuja origem se situa no Peru colonial. Ainda no sábado, às 16h, acontece a apresentação do grupo “Fina Estampa” no Galpão Multiuso. O grupo de música e dança da costa do Peru circula pelo Brasil com o intuito de promover a cultura peruana. Após a apresentação, haverá degustação de comidas típicas do Peru.

No dia 8, segunda-feira, o público poderá assistir à exibição do filme “De panelas e sonhos”, às 18h30  no teatro do Sesc. Em meio a tantas diferenças que podem ser encontradas em um país, existe um espaço onde toda uma nação se sente harmoniosamente integrada. No Peru, esse espaço é a cozinha. Este documentário conta um pouco da história da nação peruana, seus hábitos, sua cultura e mostra como a culinária pode ser um elemento de integração entre um povo. (Peru, 2009, 75 minutos. Documentário. Direção: Ernesto Cabellos). Após a exibição, às 20h, haverá um bate-papo sobre cultura peruana com Fernando Álvarez, Cônsul-Geral Adjunto do Peru em São Paulo, e Carmen de Watson, socióloga e coordenadora da ONG Inti Wasi.

Mais informações sobre a programação AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)

 

Carta Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

16 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

22 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago