O Sesc Campinas realiza entre 16 e 19 de dezembro o ciclo “A Vida sob a ditadura”, onde serão exibidos filmes que mostram os impactos, diretos e indiretos, dos regimes totalitários na vida das pessoas.
Na terça-feira, 16, às 19h, será exibido no teatro do Sesc o filme “Quando papai saiu em viagem de negócios”, de Emir Kusturica. Durante o período de cisão da União Soviética, na transição de um regime autoritário para outro, Malik é um garoto de dez anos que vive uma situação estranha em casa: seu pai saiu para uma viagem de negócios e o resto da família não parece muito feliz com isso. Malik suspeita, a partir de outros acontecimentos, que talvez ele não sabia a história toda por trás da saída de seu pai. (Otac na Sluzbenom Putu. Iugoslávia, 1985, 136 minutos. Drama. Direção: Emir Kusturica. Elenco: Aleksandar Dorcev, Miki Manojlovic e Moreno D’E Bartolli).
Na quarta-feira, 17, às 19h30, será exibido o filme “Cidadão Boilesen”, documentário dirigido por Chaim Litewski. O documentário fala sobre a vida do ex-presidente da Ultragaz, Henning Boilesen, assassinado pela guerrilha de resistência à ditadura em 1971. A partir da história de Boilesen, são reveladas as ligações políticas e econômicas entre civis e militares no combate à luta armada, e também são expostos os interesses privados que tinham muito a ganhar com a manutenção de um regime autoritário e antidemocrático. (Brasil, 2009, 92 minutos).
Na quinta-feira, 18, às 18h30, a exibição será de “No”, dirigido por Pablo Larraín. Diante de pressões internacionais, o ditador Augusto Pinochet convoca um referendo nacional para avaliar a opinião do povo sobre o regime militar. René Saavedra, jovem publicitário, é convencido pela oposição a conduzir a campanha publicitária a favor do fim do regime. Com poucos recursos e sob olhar constante dos militares, Saavedra e sua equipe tem o desafio de desenvolver uma campanha que conquiste o povo do Chile e que consiga derrotar Pinochet nas urnas. (Chile / França / EUA, 2012, 117 minutos. Histórico / Drama. Direção: Pablo Larraín. Elenco: Gael García Bernal, Antonia Zegers, Alfredo Castro).
“A Memória que me Contam”, filme de Lucia Murat, será exibido no dia 19, sexta-feira, às 19h30, encerrando o ciclo. Um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil reúne-se, após muitos anos, na sala de espera de um hospital, no qual uma amiga está em situação crítica de saúde. O encontro acaba por provocar o retorno de problemas do passado que não foram resolvidos, além de dramas do presente que não contemplam o mundo pelo qual eles lutaram.
Todas as exibições acontecem no teatro do Sesc e o valor dos ingressos é R$ 8,50 meia entrada e R$ 17,00 inteira. Mais informações AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)
One thought on “‘A Vida sob a ditadura’ exibe filmes que mostram impacto dos regimes totalitários”