Valinhos usa fumaça para descobrir ligação de água de chuva na rede de esgoto

A Prefeitura de Valinhos contratou uma empresa para fazer vistorias que vão identificar lançamentos irregulares de águas pluviais na rede coletora de esgotos com insuflador de fumaça.

O equipamento exala fumaça nos bueiros ou poços de visita e um técnico localiza e identifica os locais onde é expelida.
O equipamento começou a ser utilizado nesta quarta-feira, 5, para detectar possíveis ligações clandestinas nas redes de esgoto, como conexões irregulares ou interligações de galerias pluviais.

Durante as vistorias existe a possibilidade de sair fumaça de ralos, calhas ou pias dos imóveis. No entanto, o DAEV afirma que o morador não precisa se preocupar, pois a fumaça não é tóxica e não oferece risco à saúde da população ou animais.

Neste primeiro momento a ação visa a regularização e não a penalização. Os moradores serão notificados sobre a irregularidade e orientados a fazer as alterações necessárias na rede de lançamento de água pluvial.

Para o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), a medida visa reduzir os riscos de rompimento das galerias de esgoto durante as chuvas de verão. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Estação Cultura recebe a Feira Cult, com mais de 100 expositores, pintura ao vivo e oficinas

(foto divulgação) Campinas recebe nos dias 12, 13 e 14 de junho mais uma edição…

47 minutes ago

Operação do Gaeco investiga ligação de policiais civis de Campinas com PCC

(imagem pcsp) O Ministério Público de São Paulo faz na manhã desta terça-feira (9) a…

1 hour ago

Artes Pela Paz: Banda Pretas & Pretos leva a música negra ao palco em show gratuito no CCC

(foto reprodução instagram) A música negra brasileira e a valorização da ancestralidade ganham destaque no…

18 hours ago

16ª Semana da Educação debate a construção de relações mais humanas nas escolas

(ricardo lima - divulgação) O Movimento Educação Sempre (MES) realiza, entre os dias 8 e…

18 hours ago

Teatro Castro Mendes recebe estreia de musical infantil inspirado em João e Maria

(foto telma martins - divulgação) O Teatro Castro Mendes recebe no próximo dia 14 de…

18 hours ago

Pesquisadores mostram que PEC de Flávio Bolsonaro destrói o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

2 days ago