A programação de cinema semanal do Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, exibe esta semana, entre 3 e 7 de novembro, filmes alemães que vão dos clássicos até os contemporâneos.
A semana começa com “Hanami – Cerejeiras em Flor”, de Doris Dörrie. Quando Trudi (Hannelore Elsner) descobre que seu marido Rudi (Elma Wepper) tem uma doença grave, ela sugere que ambos visitem os filhos em Berlim, sem contar a eles sobre o estado de saúde do pai. Como Franzi (Nadja Uhl) e Karl (Maximilian Brückner) não dão muita atenção aos pais, eles resolvem partir para o mar Báltico. É quando, subitamente, Trudi morre.
Na terça-feira, 4, a exibição será de “Bárbara”, filme do diretor Christian Petzold. Cerca de nove anos antes da queda do muro, Barbara, uma médica berlinense, solicita uma autorização para sair da RDA. Ela é presa e, após a sua libertação, é transferida para um hospital de província, como medida disciplinar. Determinada a deixar o país, ela e seu namorado da Alemanha Ocidental planejam sua fuga pelo Mar Báltico. Ao mesmo tempo em que Barbara cuida com muita dedicação dos pacientes da cirurgia pediátrica, ela se mantém distanciada frente aos colegas de trabalho, entre eles André, seu novo chefe. Aparentemente ele colabora com a Stasi, serviço secreto do regime socialista que vigia os passos de Barbara. Desconfiada, ela rejeita todas as tentativas de aproximação e se concentra no seu trabalho. Com a chegada de uma nova paciente, a jovem outsider Stella, a situação começa a mudar.
Na quarta-feira, 5, o público poderá assistir a “Asas do Desejo”, de Win Wenders. Na Berlim pós-guerra, Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander) são anjos que perambulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles lêem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram. Entretanto, um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista (Solveig Dommartin), deseja se tornar um humano e experimentar as dores e alegrias de cada dia.
“WESTWIND – Vento oeste”, de Robert Thalheim, terá exibição na quinta-feira, 6. Verão de 1988: as gêmeas Isa e Doreen, duas jovens remadoras e grandes promessas para o esporte da RDA, ganham a oportunidade de passar algumas semanas em um campo de treinamento no lago Balaton na Hungria. Chegando lá, elas conhecem dois rapazes de Hamburgo, Arne e Nico. O que começa como paquera inofensiva, logo se transforma em um amor sério entre Arne e Doreen. Juntos, eles começam a traçar um plano de fuga, mas Doreen está aflita: será que ela conseguiria abandonar a irmã? E o seu futuro como remadora? E se o plano der errado?
A semana se encerra com “Alice nas Cidades”, de Win Wenders. Phil é um jovem alemão que está nos Estados Unidos escrevendo um livro, mas ao invés de escrever apenas tira fotografias. O dono da editora que Phil está escrevendo o livro, manda ele registrar pontos turísticos e não fotografar.No meio de suas crises, Phil conhece Alice, a filha de uma mulher que o conheceu e se apaixonou por ele. Quando a mãe de Alice desaparece, ele faz de tudo para achá-la. Alice mostra-se imperativa com Phil, e este, desiludido e questionado por ela se sua mãe irá voltar, vai atrás da avó de Alice na Alemanha , em um trem, o final simbólico do filme.
Todas as exibições são gratuitas e acontecem em dois horários, às 16h e às 19h. (Carta Campinas com informações de divulgação)