Ícone do site Wordpress Site

Música no Campus tem última apresentação com instrumental e samba

O encerramento do Música no Campus, da Unicamp, acontece neste sábado (13), às 17 horas, no gramado do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp com as apresentações do Duo Howard Alden e Almir Côrtes e de Tatiana Rocha e o Grupo de Samba de Yayá. O evento é gratuito.

Duo Howard Alden e Almir Côrtes se conheceram em 2013 em uma jam session em Nova York, onde tocaram juntos pela primeira vez. Howard Alden é destaque das 7 cordas nos Estados Unidos e reconhecido por sua recriação atual do jazz de outros tempos. Com uma vasta discografia, já desenvolveu trabalhos com artistas como George Van Eps, Red Norvo, Bucky Pizzarelli e Anat Cohen. Dentre outras atividades, fez a trilha sonora do filme Sweet and Lowdown de Woody Allen, que homenageia o guitarrista Django Reinhardt.

Almir Côrtes é multi-instrumentista de cordas dedilhadas (bandolim, violão, guitarra e viola caipira), compositor e pesquisador no campo da música instrumental brasileira. Desde 2010 vem se apresentando regularmente nos Estados Unidos, com especial destaque para sua participação como representante do Brasil no Latin Music and Culture Celebration (evento promovido pela Berklee College of Music) e sua atuação como instrutor em 2011 e 2012 no Mandolin Symposium.

Tatiana Rocha, que vem acompanhada do Grupo Samba de Yayá, é arte educadora, musicista, compositora e pesquisadora da cultura popular. Cantora e violonista autodidata, é idealizadora e coordenadora do “Samba de Yayá”, projeto iniciado em 2012 e que tem como intuito difundir e apresentar o samba de roda, principalmente o do Recôncavo baiano e apresentar o repertório de samba de roda como um estilo musical inerente aos cantos sagrados da religião afrobrasileira.
O Samba de Yaya é profundamente envolvido com a cultura popular e com as manifestações culturais de matriz africana e se propõe a servir como perpetuador e divulgador dessas tradições, reduzir o preconceito religioso e racial através da música, do canto, da dança e da festa.

Apresentam sambas de roda, sambas de terreiro, samba de raiz, samba de umbigada e ainda cocos e ijexás, introduzindo instrumentos percussivos de várias regiões do nordeste e do sudeste, criando uma sonoridade única que se relaciona com a tradição da cultura popular, ao mesmo tempo que se dedica ao trabalho de composição e criação de novas possibilidades rítmicas e sonoras.

Sair da versão mobile