Ícone do site CartaCampinas

Vereadores constatam falta de funcionários na Delegacia da Mulher de Campinas

Vereadores de Campinas, integrantes da Comissão Permanente para os Assuntos de Segurança Pública, comprovaram nesta quarta-feira,12, condições de estrutura ruins e falta de funcionários na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Campinas.
Hoje, por exemplo, havia seis investigadores para trabalhar, quando o ideal seria de 15. E eles muitas vezes têm de virar entre a investigação em si e a entrega de intimações a agressores onde os Correios não atendem. Entre outros problemas, os vereadores constataram que não há um psiquiatra na Polícia Civil em Campinas para atendê-las e fazer um laudo psicológico dos agressores. Não há quem faça retrato falado. Não há quem faça gravações telefônicas. E muitas mulheres são ameaçadas em chamadas. Não há assistente social.
A delegacia, que tem o número de inquéritos – até hoje eram 4.970 pendentes –, vive um momento crucial: dos atuais 28 funcionários, há duas aposentadorias à vista, sem previsão de reposição.

“O que nós vimos aqui é preocupante. É impossível esperar que os policiais possam fazer um trabalho digno sem condições reais”, afirmou o vereador Tico Costa (SD), presidente da comissão e que foi ao local acompanhado de outros dois parlamentares membros do grupo – André von Zuben (PPS) e Carlão (PT).

Diante da situação caótica, os vereadores agora vão encaminhar uma moção de apelo ao governador de Estado, Geraldo Alckimin, e ao secretário estadual de Segurança, Fernando Grella Vieira, para que se resolvam os problemas da DDM. Haverá ainda um encontro com o delegado do Deinter 2, Kleber Altale, e com o prefeito Jonas Donizette (PSB) para a viabilização da mudança de prédio.

Para o vereador André von Zubem (PPS) é urgente o encaminhamento das moções de apelo ao governador e o secretário de Segurança. “Temos de resolver logo essa questão”, afirmou.
Para o vereador Carlão do PT, a delegacia está num local ruim, alugado por R$ 60 mil e sem estrutura. “Temos, também, de lutar para que haja uma solução do governo do Estado para a nova Seccional. Não há, portanto, nem prazo ou sequer expectativa para vermos uma realidade melhor na DDM. Mas vamos brigar”, disse Carlão (PT).(Carta Campinas com informações de Assessoria)

Sair da versão mobile