O evento tem como objetivo incentivar e desenvolver a ocupação de espaços e equipamentos públicos pela sociedade, movimentar as agendas culturais e instigar debates sobre diferentes repertórios dentro da linguagem audiovisual. As produções são de diversas localidades do país, incluindo Campinas. Os debates ao final dos filmes contarão com a participação dos produtores e de convidados.
Veja abaixo mais detalhes da programação:
14 de Novembro – Abertura Mostra Seda
Filme: Construção (Rio de Janeiro – 2012), realização: Carolina Sá.
Na história, Branca vai a Cuba, na época do aniversário da revolução, para conhecer o pai. Laços familiares profundos são revelados por meio de cartas, imagens e memórias.
15 de Novembro – Seda Louca
Filme: A Viagem Continua (Campinas e Canadá – 2014), realização: Marcelo de Santa Rosa Oliveira.
Conta o processo de intercâmbio cultural entre usuários da saúde mental do Brasil e do Canadá, quando um grupo de usuários e pesquisadores brasileiros são recebidos pelos parceiros de pesquisa do Canadá.
Filme: IV Encontro Estadual da Luta Antimanicomial – (Campinas -2013), realização: Marcelo de Santa Rosa Oliveira.
Mostra como foi o Encontro Estadual da Luta Antimanicomial, que foi em Campinas.
16 de Novembro – Seda Mídia e Tecnologia
Filme: Ao Alcance da Voz (Campinas – 2009), realização: Carla Barreira Severino.
Documentário feito como Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos de Jornalismo da Unip/Campinas, que mostra os meios de comunicação como ferramenta inclusiva para os usuários da Saúde Mental por meio do Ponto de Cultura Maluco Beleza.
Filme: Produção Colaborativa dos Coletivos de Comunicação Popular de Campinas – Trilogia Campo Belo – Nos Três Bairros: Jd. Columbia, Cidade Singer e Villa Diva. (Campinas – 2013), realização: Coletivo de Comunicadores Populares, Mídia Livre Vai Jão, Socializando Saberes.
Um experimento colaborativo que traz um pouco dos contrastes da luta pela terra na região do Campo Belo e os interesses especulatórios e imobiliários de empresas ao redor.
17 de Novembro – Seda Preta
Filme: Eu, Enquanto Elas (Campinas – 2014), realização: RECMA Produções.
Mostra o ponto de vista das profissionais do sexo em relação à Copa do Mundo com ênfase nas causas sociais e pessoais.
Filme: Zeca, o Poeta da Casa Verde (São Paulo – 2012), realização: Akins Kinte.
Conta a história do artista Zeca da Casa Verde, autor de várias composições das escolas de samba Casa Verde e Rosas de Ouro.
18 de Novembro – Seda Gêneros
Filme: Imagem Mulher (São Paulo – 2012), realização: Maristela Bizarro.
O documentário nasce com a hipótese de que a idealização da mulher da mídia contribui para a violência contra a mulher. A história traz a rotina de três mulheres.
Filme: Maria Superação (Campinas – 2014), realização: CDI Campinas e Casa de Cultura Andorinhas.
Sem sinopse.
19 de Novembro – Seda Rua
Filme: Consultório na Rua: A rua não é um mundo fora do nosso mundo (Rio de Janeiro e São Paulo – 2013), realização: Departamento de Atenção Básica.
Conta a história e os desafios de cinco equipes de Consultórios na Rua que atuam para alcançar pessoas, de desempregados a moradores de rua.
Filme: Pixo (São Paulo – 2013), realização: João Wainer e Roberto T. Oliveira.
Mostra o impacto da pichação como fenômeno cultural na cidade de São Paulo e sua influência internacional como uma das principais correntes do Street Art.
20 de Novembro – Fechamento da Mostra Seda
Filme: Zumbi Somos Nós, realização: Frente 03 de Fevereiro.
O documentário aborda a construção e a destruição das questões raciais no Brasil, e instiga novas formas de olhar, pensar e agir.
Mostra Seda de filmes
Data: 14 a 20 de dezembro
Horário: 19h
Local: Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos” – Praça Floriano Peixoto, s/n, Centro. Estacionamento gratuito com entrada pela rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial. Entrada gratuita.