Antropólogo explora possibilidades sonoras do handpan no lançamento de ‘Confluências’

(foto juliana hellmeister – divulgação)

O músico e antropólogo campineiro Alessandro Reiner apresenta neste sábado, 7 de março, o show de lançamento do álbum inédito “Confluência”. A apresentação será no CIS Guanabara – Centro Cultural Unicamp, em Campinas, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo canal do artista no YouTube.

O projeto é dedicado ao handpan, instrumento de aço forjado que combinao percussão e melodia de forma simultânea. O álbum é resultado de mais de cinco anos de investigação antropo-musical conduzida por Reiner, que buscou compreender as possibilidades expressivas e simbólicas do instrumento.

Com oito faixas, “Confluência” propõe um questionamento ao deslocar o handpan, tradicionalmente associado ao campo rítmico, para o protagonismo melódico. A proposta artística simboliza um movimento de inclusão e democratização do espaço musical, ampliando as fronteiras entre ritmo, harmonia e narrativa sonora.

O show contará com a participação de seis músicos convidados que integraram as gravações do disco. Guga Costa, Fernando Tocha, Rodrigo Duarte, Fernando Telles e Igor Crecci, de Campinas, e a carioca Carol Panesi. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 7 de março de 2026 (sábado)
Horário: 19h30
Local: CIS Guanabara – Centro Cultural Unicamp
Endereço: Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Cultura Carta

Recent Posts

Comédia autobiográfica ‘Meu Remédio’, com Mouhamed Harfouch, chega a Campinas

(foto gustavo de freitas - divulgação) As experiências de quem cresce entre culturas diferentes, os…

2 hours ago

‘O Sul é o Nosso Norte’ reúne 35 artistas em torno da arte como resistência às catástrofes

Detalhe de obra do artista João Botas (foto divulgação) “O que pode o artista diante…

3 hours ago

Kiusam de Oliveira participa de Encontro de Escritores Negros na PUC-Campinas

(foto fernanda sunega - arquivo pmc) Campinas recebe nesta quarta-feira, 21 de outubro, às 19h,…

3 hours ago

Debate presidencial sem checagem dos fatos ao vivo é manipulação das emissoras de TV

(imagens reprodução) Um debate eleitoral para presidência da República sem checagem ao vivo sobre a…

6 hours ago

Grupo Sambaki apresenta os afro sambas de Baden Powell e Vinícius de Moraes

(imagem divulgação) No dia 22 de outubro (quinta-feira), às 20h, o Auditório da ADunicamp recebe…

9 hours ago

Céu faz show dos 20 anos de lançamento do seu álbum de estreia em Campinas

(foto luiza ananias - divulgação) Duas décadas depois de apresentar ao público uma sonoridade que…

1 day ago