ER7_RE_CHA_2310_CINE_570kbps_2013-10-2361fb7b1b-6025-407b-a478-808423696765-thumbNeste mês de novembro, os homenageados do Cine CPFL Cultura são os irmãos Joel e Ethan Coen, juntamente com sua diversa produção cinematográfica.

Sempre às quintas-feiras, a Mostra Irmãos Coen exibe gratuitamente alguns dos principais filmes dos cineastas. Donos de uma obra tão eclética quanto inquietante, eles são a expressão não apenas de uma linguagem, mas de um modo de produção, a começar pelo apuro do roteiro e a elegância da fotografia. Mas o que liga personagens tão díspares quanto um músico fracassado na comédia “Inside Llewyn Davis” ao professor de academia meio atrapalhado, meio aproveitador de “Queime depois de ler”, passando pelo sortudo ou desgraçado de “Onde os fracos não têm vez”?. A capacidade de tomar decisões equivocadas mesmo quanto tudo conspira a favor  faz da obra dos Irmãos Coen um grande (e curioso) retrato do mundo contemporâneo em um período de incerteza, autoengano e dispersão.

Nesta quinta-feira, 20, às 20h, será exibido o filme “Queime depois de ler”. A vaidade e a obsessão americana são destrinchadas nesta trama que coloca no mesmo barco tragicômico um agente decadente da cia, um policial pervertido e uma dupla atrapalhada de professores de ginástica.

Uma hora antes, será exibido o documentário “Prazeres e pecados”, de LeonardoBrant. O que é proibido e o que é permitido na sociedade atual? Quais são os códigos morais e referenciais éticos que permeiam atitudes, moldam o cidadão contemporâneo e constroem a ideia de futuro convívio em sociedade? O limite entre o prazer e o pecado é explorado por pensadores e cidadãos comuns convidados pelo diretor Leonardo Brant para compor este documentário.

A água em seus diversos estados e movimentos é o elemento estático de diálogo entre o pensamento cotidiano dos personagens, confrontados com os dilemas e dificuldades da sociedade contemporânea, do hiper-consumo, da exposição midiática e da busca de referencias racionais e espirituais que ajudam a solucionar a equação da vida.

Ainda será exibido, como parte da Mostra, o filme “Inside Llewyn Davis”, no dia 27, às 20h. O que faz de Llewyn Davis um artista fracassado e de um Bob Dylan, um ícone de sucesso? Quase tudo ou quase nada mostram os diretores neste clássico sobre o espírito da indústria fonográfica. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Mostra Irmãos Coen
Sempre às quintas-feiras, às 20h
Local: auditório umuarama – cpfl cultura: rua jorge figueiredo corrêa, 1.632 | chácara primavera | campinas
Capacidade: 162 lugares
Entrada : entrada gratuita, por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão
Informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;