Movimentos sociais promovem hoje (13) um dia nacional de luta pela Constituinte do sistema político. Em São Paulo, entidades como a CUT, Central de Movimentos Populares, Consulta Popular, Fora do Eixo, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, MST, se reúnem na Avenida Paulista, a partir das 17h, no Masp.
Os movimentos defendem que o Congresso Nacional convoque um plebiscito oficial, em que a população decida se é favorável à convocação de uma Constituinte para a realização de uma reforma política, com a eleição de pessoas exclusivamente com essa finalidade: modificar as regras que regulam os processos eleitorais, o financiamento das eleições e do funcionamento dos partidos. São dez as manifestações programadas pelo país.
Para os movimentos, a reforma política é a mãe de outras reformas necessárias, tal como a agrária, a urbana e a democratização dos meios de comunicação. As entidades entendem que o Congresso é formado por uma maioria desinteressada em mudanças contundentes, como a redução da influência do poder econômico nas eleições, como fim das doações de empresas privadas a campanhas eleitorais. E que qualquer mudança profunda irá requerer uma grande pressão popular Legislativo. (RBA)
(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…
(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…
(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…
(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…
(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…
(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…