Inauguração do Centro de Referência Jongueiras e Jongueiros do Sudeste abre Festival ‘Sou África’

No próximo sábado, 8 de novembro, a partir das 14h, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro convida o público para a inauguração do Centro de Referência Jongueiras e Jongueiros do Sudeste na Casa de Cultura Fazenda Roseira. A inauguração do Centro abre a 6ª Edição do Festival Sou África em Todos os Sentidos que, este ano, traz como tema “Nos Caminhos do Patrimônio Afro-Campineiro”. 

A inauguração do Centro de Referência terá exposições, rodas de conversas, homenagens, explanação de conteúdos sobre patrimônio material e imaterial com a presença de várias lideranças jongueiras de outros territórios e rodas de jongo entre as comunidades.

O Jongo é um patrimônio imaterial, registrado como forma de expressão afro-brasileira que integra percussão de tambores, dança coletiva e é considerado o avô do samba. É praticado nos quintais das periferias urbanas e em algumas comunidades rurais do sudeste brasileiro.

Em Campinas, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro é a detentora do Jongo, que é registrado como Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 2005 e como patrimônio cultural imaterial em Campinas desde 2013. Em ambos os registros o Jongo se encontra no Livro de Registro das Formas de Expressão, que são atividades expressivas e comunicativas tradicionais enraizadas na vida social, no Brasil e em Campinas, respectivamente.

A Comunidade Jongo Dito Ribeiro está localizada na Casa de Cultura Fazenda Roseira, na região Noroeste de Campinas. A partir de um edital promovido pelo IPHAN, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro em parceria com a NINA Grio foi contemplada e receberá aportes financeiros do governo federal para ações de salvaguarda do jongo, entre essas estão previstas a criação do Centro de Referência Cultural do Jongueiras e Jongueiros do Sudeste, que abrigará diversas ações voltadas para a preservação desse importante Patrimônio Cultural.

O Festival Sou África em Todos os Sentidos, já em seu sexto ano, propõe espaços de interações, debates, encontros e trocas na temática da cultura afro-brasileira e no aprofundamento de saberes de matrizes africanas, como também as suas práticas, no exercício de construção e resistência da cultura negra no território local e nacional. Esse ano o Sou África inicia no dia 08 de novembro e vai até o dia 04 de dezembro, com mais de um mês de programação, possibilitando grandes encontros de saberes, homenagens, discussões, obras e transformações de entendimento numa programação que contemplará exibições de filmes, exposições, homenagens, debates, saraus, shows, tradições e trocas.

Mais informações e a programação completa AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Dois fotógrafos, uma metrópole: exposição revela São Paulo por diferentes olhares

(foto Alex Ribeiro) A exposição "Dois Olhares", mostra que reúne trabalhos dos fotógrafos Alex Ribeiro…

10 hours ago

AYA Cia de Dança apresenta espetáculo afrofuturista ‘Espiralar’ no Castro Mendes

(foto gabi perissinoto - divulgação) O Teatro Castro Mendes recebe, nesta quinta-feira, 18 de junho,…

12 hours ago

Campinas ganha mais um espaço alternativo e gratuito de cinema, o Cine Ponto

Cena de "Esplendor" (foto divulgação) A exibição de "Esplendor" (2017), da diretora japonesa Naomi Kawase,…

15 hours ago

Ex-deputado que fugiu para os EUA é o primeiro da família Bolsonaro a ser condenado por traição

(imagem reprodução) Traição à Pátria - A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou…

16 hours ago

Servidores da Unicamp decidem manter greve após retorno de professores e estudantes

(foto stu reprodução divulgação) Os trabalhadores e trabalhadoras da Unicamp votaram pela continuação da greve…

1 day ago

Montaigne e a busca pela felicidade são tema do Café Filosófico

Fillipe Mauro (credito_ferdinand-poirier - divulgação) Fillipe Mauro revisita o pensamento do filósofo francês e discute…

1 day ago