Debate na Câmara vai discutir criação de parque em Barão Geraldo com 4,6 mil m2

Um debate público sobre a proposta de criação do Parque de Barão Geraldo acontecerá na Câmara Municipal de Campinas na próxima terça-feira (02/12), a partir das 9h30. A área onde se pretende implantar o Parque fica no Distrito de Barão e é remanescente da antiga fazenda Rio das Pedras, tem 4,650 mil metros quadrados e pertence à Agrícola Adalpra.

Manuel Rosa Bueno - Lago do futuro parque Barão Geraldo
Lago do futuro parque em Barão Geraldo

O objetivo do debate na Câmara, proposto pelo vereador Carlão (PT)  é informar a população sobre a relevância da proposta e ampliar a mobilização pela realização de uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal, em Brasília (DF), conforme requerido pelos deputados Renato Simões (PT-SP) e Maria Lúcia Prandi (PT), em julho.

Para se tornar parque, a área precisa ser desapropriada pelo Município, mas com possibilidade de amparo e recursos dos governos estadual e/ou federal. Por isso, a necessidade da audiência pública em Brasília, com a presença do prefeito Jonas Donizette (PSB) e de representante do Instituto Chico Mendes (autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente), para discutir como viabilizar a desapropriação,

As informações são do coordenador do Movimento Popular pela Criação do Parque de Barão Geraldo, Manuel Rosa Bueno. A mobilização social pela criação do Parque vem desde 2011 e já reúne uma petição com quase 23 mil assinaturas. A proposta também conta com apoio formal do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), desde janeiro de 2012; aprovação da 5ª Conferência da Cidade de Campinas, realizada em 2013; aval do Conselho de Defesa do patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc); e estudos já realizados por um Grupo de Estudo Técnico, formado por técnicos da Prefeitura e representantes do Movimento.

Serviço: Debate Público, proposto pelo vereador Carlão (PT) sobre a proposta de criação do Parque de Barão Geraldo. Aberto ao público. Na terça-feira (2 de dezembro de 2014), a partir das 9h30, no Plenário da Câmara Municipal de Campinas (entrada pela avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, Ponte Preta).


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente