O Encontro Cena Livre 2014 – edição Memória e Cidade reúne 21 espetáculos teatrais em quatro municípios do Estado: Araraquara, Campinas Amoreiras, Itapetininga e Rio Claro, de 20 a 30 de novembro. A programação gratuita destaca novas montagens de diversos gêneros – produzidas pelos orientadores de artes cênicas e alunos do módulo Múltiplas Linguagens dos Núcleos de Artes Cênicas (NACs) das diferentes unidades do Sesi no estado de São Paulo.
Neste ano, que contou com inscrições de alunos de todo o Estado de São Paulo, cerca de 450 educandos desenvolveram estudos sobre a memória cultural e histórica de suas cidades. As sessões são seguidas por um bate-papo com os dramaturgistas que acompanharam os NACs durante todo o ano, ministraram oficinas, participaram de encontros e treinamentos e auxiliaram na pesquisa e na escrita dos textos encenados.
A expectativa é de cerca de 5.000 espectadores nos 21 espetáculos previstos para esta edição. O Cena Livre integra um conjunto de ações artístico-pedagógicas e representa um modelo de excelência e qualidade em cursos livres de teatro no Brasil.
Em Campinas, o Núcleos de Artes Cênicas (NAC) do Sesi Amoreiras, apresentará no dia 20 de novembro, próxima quinta-feira, às 20h, o espetáculo “Agô, Licença para contar”.
Agô, palavra de origem ioruba, significa licença. Inspirado no sentido dessa palavra, o espetáculo do NAC Campinas Amoreiras pede permissão para mostrar o legado cultural afro em Campinas, lembrando passagens históricas de um povo que foi subjugado e forçado a trabalhar na terra – a mesma terra que no fim da vida une a todos. O escravo Antoninho Milagreiro, por exemplo, que foi enterrado ao lado do seu patrão; Elesbão que foi esquartejado para servir de exemplo; o plano de insurreição escrava de 1832 que sonhava com a libertação e uma vida mais digna. Também são resgatados cantos, ritmos e danças que nos momentos de maior sofrimento eram alimento e força, em busca de manter a identidade. Para expor ao público essas memórias, só nos resta pedir licença, ou melhor, agô!
Também serão apresentados na unidade do Sesi em Campinas mais quatro espetáculos produzidos em NACs de outras unidades do Sesi no estado de São Paulo. São eles “Greve. Ação…Fusca azul!, do NAC do Sesi de São Bernardo do Campo, que poderá ser visto na sexta-feira, 21, às 14h. Também na sexta, às 20h, será apresentado o espetáculo “Casarão 82: Um voo urbano”, do NAC do Sesi Cidade A. E. Carvalho. No sábado, às 14h, o espetáculo apresentado será “Estação Cidade”, do NAC do Sesi Mauá, e no domingo, 23, às 10h, a apresentação será do espetáculo “Belle Époque”, do NAC do Sesi Mogi das Cruzes.
Todas as apresentações são gratuitas. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Espetáculo “Agô, Licença para Contar” (NAC Campinas Amoreiras)
60 minutos / Não recomendado para menores de 12 anos
20 de novembro, às 20h
Espetáculo “Greve. Ação… Fusca Azul!” (NAC São Bernardo do Campo)
55 minutos / Livre para todos os públicos
21 de novembro, às 14h
“Casarão 82: um Voo Urbano” (NAC Cidade A. E. Carvalho)
60 minutos / Não recomendado para menores de 10 anos
21 de novembro, às 20h
“Estação Cidade” (NAC Mauá)
60 minutos / Livre para todos os públicos
22 de novembro, às 14h
“Belle Époque” (NAC Mogi das Cruzes)
65 minutos / Não recomendado para menores de 16 anos
23 de novembro, às 10h
Encontro Cena Livre 2014 – edição Memória e Cidade
De 20 a 30 de novembro
Sesi Campinas Amoreiras, Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália (19) 3772-4184
Entrada gratuita
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




