Ciclo ‘Aula de Cinema’ exibe ‘Três Homens em Conflito’, de Sergio Leone

10734020_651204424992925_5707413103455732831_nO final de semana terá várias exibições gratuitas no circuito de cinema do Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas.

Na sexta-feira, 7 de novembro, às 19h, será exibido o filme “O Planeta Proibido”, de Stanley Kubrick, inspirado na peça “A Tempestade”, de William Shakespeare. Uma expedição liderada pelo Comandante John J. Adams (Leslie Nielsen) viaja rumo a um planeta distante para descobrir o que aconteceu com os cientistas que foram para lá iniciar uma colônia. Apenas um é encontrado: o arrogante Dr. Morbius (Walter Pidgeon), que vive em companhia da filha, Altaira (Anne Francis), e de um prestativo robô.

A exibição faz parte do 1º Simpósio Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais: método, interfaces e perspectivas (Genecine), com realização do Departamento de Cinema (Decine) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No sábado, 8 de novembro, a sessão é dupla. Como parte do ciclo “Aula de Cinema”, que tem curadoria do jornalista e crítico de cinema Ricardo Pereira, será exibido o filme “Três Homens em Conflito”, de Sergio Leone, às 16h. Filho de uma atriz e um pioneiro do cinema, o italiano Sergio Leone (1921-1989) iniciou sua carreira como assistente de diretores como Raoul Walsh e Fred Zinnemann. Foi assistente em “Quo Vadis” (1951) e “Ben-Hur (1959), depois diretor de segunda unidade e roteirista. Sua estreia como diretor em “Os Últimos Dias de Pompeia” (1959) foi ignorada em favor do co-diretor Mario Bonnard, mas ele recebeu créditos pelo épico “O Colosso de Rodes” (1961). Baseado em “Yojimbo, o Guarda-Costas”, de Akira Kurosawa, rodou o western-spaghetti “Por um Punhado de Dólares” (1964), primeiro de uma trilogia que prosseguiu em “Por Alguns Dólares a Mais” (1965) e “Três Homens em Conflito” (1966), fitas que alçaram Clint Eastwood ao estrelato. Após o fracasso financeiro de seu western épico “Era uma vez no Oeste” (1968), com Henry Fonda, dirigiu apenas mais dois filmes, “Quando Explode a Vingança” (1971) e o grande filme de gangster “Era uma vez na América” (1984), estrelando Robert de Niro e James Woods.

No filme “Três homens em conflito”, três homens, Blondie (Clint Eastwood), Tuco (Eli Wallach) e Sentenza (Lee Van Cleef) estão atrás de um tesouro escondido em um cemitério. Cada um deles conhece apenas uma parte da sua localização, o que faz com que eles tenham que se “unir”. O problema é que nenhum deles está disposto a dividir o que encontrarem. (Itália/Espanha, 1966. Colorido, 161 min).

Às 19h30, o público poderá assistir ao filme “Fuga do Passado”, de Jacques Tourneur, como parte da programação do ciclo Noir, que tem curadoria de Laerte Ziggiatti. No filme, Jeff Bailey (Robert Mitchum) vive uma vida pacata, trabalhando em um posto de gasolina em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Quando um dos capangas de Whit (Kirk Douglas), seu antigo chefe, acha-o, ele voltará a enfrentar seu passado e se ver obrigado a preencher as lacunas que deixou em sua antiga vida, principalmente com relação a Kathie (Jane Greer), mulher de duas caras que a qualquer momento pode traí-lo ou fazê-lo se apaixonar novamente.

Todas as exibições são gratuitas e seguidas de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

 


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente