
O artista plástico, Paulo Dud, de Embu das Artes, fará uma exposição na Livraria Pontes, em Campinas, mostrando ao público sua Optical Art. A exposição será aberta no próximo dia 14 de novembro, sexta-feira, às 14h, e poderá ser vista até o dia 11 de dezembro gratuitamente.
Estarão expostas 15 obras em grande formato nas dimensões de 100cm x 100cm, em tinta acrílico sobre tela. Paulo Dud é um dos poucos representantes, no Brasil, da chamada Optical Art, um movimento artístico surgido no final dos anos 30 com o artista húngaro Victor Vasarely (1908-1997). A Op-Art, como é mais conhecida, explora as ilusões ópticas, criando efeitos visuais que dão ao quadro a impressão de movimento. “Comecei a pintar na adolescência. Era uma pintura meio primitiva, mas depois me entusiasmei e comecei a estudar”, revela.
O processo criativo, considerado pelo artista a parte mais difícil de seu trabalho, exige muita concentração e conhecimento de matemática e perspectiva: “Primeiro, faço um esboço a lápis, no papel. Quadriculo uma folha e vou vendo o que surge dos traços, das formas. Claro que, muitas vezes, tenho uma ideia pré-concebida. Depois de feito o esboço, calculo a proporção e passo para a tela, também a lápis. Só depois jogo a tinta.”
O artista vive há 28 anos em Embu das Artes e participou de todos os movimentos artísticos da cidade nas últimas décadas. Tem feito curadoria de exposições realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
Mais informações sobre a exposição na página do evento nas redes sociais. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.



