Vereadores querem saber por que falta água e por que educação é ruim em Campinas

Nesta sexta-feira, dia 10, a Câmara de Campinas faz dois encontros importantes. Um sobre a crise hídrica no estado de São Paulo que afeta Campinas e cidades da região e outro sobre a situação ruim da educação em Campinas.

Educação não consegue dar salto de melhoria

No período da tarde, às 14h, a Comissão de Educação e Esportes da Câmara Municipal de Campinas vai ouvir, no Plenário da Câmara, três secretários municipais para tratar de questões ligadas ao ensino infantil e fundamental. De acordo com o presidente da Comissão, vereador Thiago Ferrari (PTB), foram chamados para o encontro, os secretários de Educação (Julio Moreto), Administração (Silvio Bernardin) e Assuntos Jurídicos (Mário Orlando Galves Carvalho).

Entre as questões dos vereadores estão a grande quantidade de alunos por sala de aula, a falta de professores e monitores, as condições psicológicas dos profissionais de educação, transporte escolar, falta de material escolar, falta de uniforme escolar e déficit de vagas. “São tantos os problemas da Educação e com pontas em várias secretarias, que resolvemos convidar todos para identificarmos de quem é a responsabilidade por resolvê-los”, disse Ferrari. Além dos representantes do Executivo são convidados para a reunião o Conselho Municipal de Educação, Compromisso Campinas pela Educação, Associação de Pais e Mestres e diretores e professores da rede, entre outros.

No mesmo local, às 19h, haverá o debate público “Cadê a Água que Estava Aqui?”, sobre a crise hídrica do Estado de São Paulo. O evento, organizado pelo vereador Pedro Tourinho (PT), contará com a presença do presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu.
O sistema Cantareira tem, atualmente, cerca de 5% da capacidade, operando exclusivamente com água do volume morto. Há um ano, o nível do reservatório era de cerca de 40%. Em maio, teve início o uso da reserva técnica, que acrescentou 182,5 bilhões de litros de água, o equivalente a 18,5% do volume total do sistema.  Andreu vai comparecer à Câmara para explanar todo o contexto da crise hídrica, e apontar o que não foi e o que poderia ser feito. Depois de uma abertura, ficará aberto para responder as perguntas dos participantes.

Local:
Plenário da Câmara, com acesso pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66 – Ponte Preta. Ele também será transmitido ao vivo pela TV Câmara (Canal 4 da NET) no site www.campinas.sp.leg.br

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

9 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

15 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago