Na última sexta-feira, 3 de outubro, a Revista Veja deu em seu site uma nota dizendo que o candidato à presidência, Eduardo Jorge, nunca fumou maconha. “Prefere Toy Story”, dizia o título.
Na verdade, o que o candidato disse foi “Nunca precisei desse tipo de emoções, prefiro ler Tolstói, Romain Rolland, brincar com meu neto, jogar futebol, tenha paciência”.
Leon Tolstói foi um escritor russo, um dos mais importantes da literatura mundial, autor de obras como a referenciada Guerra e Paz, Anna Karenina, Napoleão, entre outras.
O áudio é claríssimo, indiscutível, mas a audição seletiva da revista Veja preferiu infantilizar o candidato, que tem história na política e merece respeito.
Após a repercussão, o site modificou o texto: “Ao contrário do que informava esta nota, o candidato do PV à Presidência, Eduardo Jorge, não afirmou que tem entre seus passatempos assistir ao desenho Toy Story. O verde referia-se ao escritor russo Leon Tolstoi (1828-1910), autor de clássicos como Anna Karenina e Guerra e Paz. O site de VEJA pede desculpas a seus leitores e ao candidato.” (Do GGN com informações do Carta Campinas)
One thought on “Revista Veja confunde escritor russo com desenho animado de hollywood”