O Sesc Campinas receberá a partir do dia 28 de outubro, um workshop e performances do multiartista mineiro Marco Paulo Rolla. Serão apresentadas duas performances solo e uma nova versão do seu trabalho “Volumetria”, desta vez com artistas inscritos em uma semana de laboratório. Os trabalhos de Rolla criticam o mundo das tecnologias e obsolescências, trazendo de volta a memória do corpo.
O workshop “A prática da performance” acontecerá de 28/10 a 30/10, terça, quarta, quinta e sexta-feira das 15h às 19h. Os interessados em participar podem se inscrever pelo site. O workshop começa com a exposição de exemplos de performance como material didático para a compreensão desta linguagem e termina com uma etapa prática que prepara os interessados em participar do trabalho Volumetrias, no Galpão do Sesc Campinas. A atividade é voltada para artistas e estudantes de performance, artes visuais e artes cênicas ou para interessados em estética e expressão corporal.
A nova versão do trabalho “Volumetrias” será apresentada no dia 1º de novembro, sábado, às 13h, no Galpão Multiuso. Móveis e corpos se organizam e se desorganizam para compor uma situação escultórica e instalacional em que a gravidade, o rearranjo, o desmonte e a construção configuram um estado constante de passagem, mutante, instável, nada seguro. Som, luz e movimento alimentam a visão do desmantelamento e da recomposição de uma realidade. Nas volumetrias do mundo, homem e objeto se tornam elementos de composição da existência. A atividade de instalação “work in progress” da performance acontecerá na quarta, quinta e sexta-feira, das 14h às 21h.
Além dessas atividades, o artista apresentará duas outras performances. Na primeira delas, “Uma canção na vitrola”, Marco Paulo mostra um homem às voltas com os dilemas da própria existência e da melancolia do mundo capitalista. A presença nostálgica de uma vitrola faz com que esse homem “burocrático” trabalhe a sonoridade e experimente sua verdade emocional a partir de sensibilidades que ativem seu corpo e o do público no sentir além da musculatura. A performance acontece no dia 29/10, quarta-feira, às 20h30, na Sala de Atividades 4 e é gratuita.
Na quinta-feira, 30, Marco Paulo apresenta gratuitamente outra performance, “Narciso”, também às 20h30, na Sala de Atividades 4. Em seu cotidiano cego, o Homem trabalha na máquina, fazendo dela a sua extensão. A reflexão proposta por esta ação é sobre nosso espelho digital, sobre a sociedade contemporânea e seus aparelhos, suas máquinas da vida. Essa obra faz parte da série “Homens de Preto”, cujas situações propõem diferentes memórias e símbolos, nas quais o Homem encara o vazio no invólucro tecnológico.
Ambas as performances têm duração de 40 minutos. Mais informações sobre as performances e demais atividades AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)