Desde a poesia árcade, passando pelo romantismo e chegando ao modernismo, para depois passar por vanguardas poéticas como o concretismo, a biblioteca municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” realizará, no mês de outubro, as Rodas Literárias de poesia, onde serão discutidos e lidos criticamente diversos poemas de escritores brasileiros e também estrangeiros, produzidos em contextos diferentes.
Os encontros já começam nesta terça-feira, 7 de outubro, onde serão lidos os escritores Gregório de Matos, conhecido pela poesia sacra, amorosa, filosófica e satírica e o poeta do arcadismo Claudio Manoel da Costa, que publicou Obras Poéticas, em que reuniu toda a sua produção lírica (sonetos, éclogas, epicédios e cantatas).
No dia 14, a discussão será sobre a poesia do romantismo, representada por autores como Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, autor de Noite na Taverna; e Castro Alves, o “poeta dos escravos”.
Como representantes de um “2º Modernismo” na cena literária nacional, no dia 21 de outubro os textos discutidos serão dos poetas Manuel Bandeira, Carlos Drummond Andrade e Cecília Meireles.
Para encerrar a programação do mês de outubro, no dia 28, o público poderá conhecer um pouco mais a obra de um dos principais nomes do movimento concretista, Haroldo de Campos, e também de um poeta com influências concretistas, Paulo Leminski.
Os encontros gratuitos acontecem sempre às terças-feiras, às 15h. O público deve ter idade mínima de 15 anos e não precisa conhecer os textos ou os autores para participar. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Local: Biblioteca Pública Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink” – Av. Benjamin Constant, 1.633, centro, Campinas. Informações: (19) 2116-0423
Horário: toda terça-feira, das 15h às 17h.Faixa etária: a partir de 15 anos