As atividades do 8º Festival Hercule Florence de Fotografia de Campinas começaram nesta sexta-feira e vão até o próximo dia 25 de outubro na Estação Cultura de Campinas. O Festival, que homenageia o desenhista e fotógrafo francês Hercule Florence, terá uma extensa programação e todas as atividades são gratuitas.
Na Estação Cultura, haverá exposições, oficinas, palestras, caminhadas fotográficas, entre outas atividades. Uma atração de destaque é o “Vagão da imagem”. Um vagão de trem será coberto de fotografias no formato de 90 cm X 1,35 cm que serão realizadas e impressas no local. Essas imagens fazem parte da filosofia “work in progress”, em que o público pode participar e fotografar. As fotos impressas farão parte desse grande mural, como parte da campanha #somosculpados.
A campanha #somosculpados terá também um debate com os fotógrafos Alex Silveira e Sérgio Silva. A sentença dos juízes Vicente de Abreu Amadei, Maurício Fiorito e Sérgio Godoy Rodrigues de Aguiar, que consideraram o fotografo Alex Silveira o único responsável por ter perdido um olho por bala de borracha disparada pela Polícia Militar quando cobria uma manifestação de professores em 2000, será assunto de discussão no debate.
Além da Estação Cultura, a cidade será tomada por exposições de fotógrafos amadores e profissionais que estarão espalhadas por cerca de 20 pontos da cidade. Mais informações sobre os outros locais de exposições podem ser conseguidas AQUI.
O Festival Hercule Florence é considerado o maior festival do gênero no estado de São Paulo, e um dos mais representativos do país, é realizado pela Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo (Arfoc-SP) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Confira abaixo a programação do evento na Estação Cultura:
“Retrospectiva do Festival de 2013 – Sobre viventes”
Data: 11 a 25 de outubro
Horário: 9h às 20hA mostra fotográfica coletiva FotoRetrospectiva 2013, organizada pela Arfoc SP, com patrocínio da Canon do Brasil, traz uma ‘radiografia’ do País no ano passado. São 80 fotografias produzidas por 63 fotojornalistas paulistas, ampliadas no formato 56x76cm. Neste ano, para relembrar as manifestações que tomaram o País de norte a sul, ganhou o subtítulo de “Sobre viventes…”.
Exposição “Retratos da Copa”
Data: 11 a 25 de outubro
Horário: 9h às 20hRegistros do momentos mais marcantes da “nossa” Copa, por meio de 80 imagens captadas pelas lentes de 57 fotógrafos de importantes veículos de comunicação, idealizada pela Arfoc – SP.
Exposição “Máscaras Impermanentes”
Data: 11 a 25 de outubro
Horário: 9h às 20hExposição do artista Alessandro Celante, no túnel da plataforma da Estação. São 16 fotografias de rostos em preto e branco, concebidas para serem apreciadas no escuro, com lanternas, que serão disponibilizadas no local.
Exposição “Eu aqui e você aí – Pelo Brasil”
Data: 11 a 25 de outubro
Horário: 9h às 20hAs imagens são Tatiane Pattaro, que registrou a vida em bairros periféricos de cidades no interior do Brasil.
Ensaio fotográfico “Copaixão”
Data: 11 a 25 de outubro
Horário: 9h às 20hEnsaio realizado pelo fotógrafo Alex Ribeiro durante as quatro últimas Copas do Mundo de Futebol e destaca a emoção dos torcedores e a paixão pelo futebol. São oito fotografias 3×2 m impressas em tecido translúcido.
Debate “#somostodosculpados – O caso Alexandre Silveira”
Data: 11 de outubro, sábado
Horário: 17hOs fotógrafos Alex Silveira e Sérgio Silva convidam o publico para debater a sentença dos juízes Vicente de Abreu Amadei, Maurício Fiorito e Sérgio Godoy Rodrigues de Aguiar sobre o caso do fotógrafo Alex Silveira.
Caminhada Hercule Florence
Data: 12 de outubro, domingo
Horário: concentração a partir das 9h30 e saída às 10hO roteiro a diversos patrimônios históricos da cidade, como Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, Paróquia São José, Travessa Manoel Dias, Túnel de pedestres da Vila Industrial, Estação Mogiana e área central da cidade. A educadora Fátima conta a história de Campinas. O tempo de duração será de 2h30. Os participantes devem levar uma câmera fotográfica. São 50 vagas. Inscrições pelo telefone (19) 2116-0724. É gratuito, mas os interessados devem doar dois quilos de arroz ou feijão ou dois litros de óleo comestível.
Exposição “Encantamento”
Data: 10 a 25 de outubro
Horário: 9h às 18hA Cromo Escola de Fotografia de Campinas participa do Festival com uma exposição de 10 fotos de um concurso realizado entre os alunos e com uma aula prática de Foto Noturna na Estação Cultura.
Ciclo de Palestras “Imagens de Um Sonho: Diferentes Matizes”
Datas: 15 a 17 de outubro
Horário: 19h nos três diasPalestras sobre o universo da fotografia promovidas pelo Núcleo de Fotografia de Campinas.
One thought on “8º Festival Hercule Florence terá exposições, oficinas, palestras e até um ‘Vagão da Imagem’”