Umidade do ar chega a 11,8% e Mata Santa Elisa tem incêndio controlado

Nesta sexta-feira, 12 de setembro, Campinas registrou um dos dias mais secos do ano e uma força-tarefa precisou atuar para controlar um incêndio na Mata Santa Elisa.

Defesa Civil dá apoio ao Corpo de Bombeiros

Segundo a Defesa Civil, informações obtidas por meio do sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o nível de umidade atingiu, às 14h, 11.8%, o que caracteriza estado de emergência. Em agosto, no dia 24, foi registrado 11%.

A Defesa Civil de Campinas, a Sanasa e a Secretaria de Serviços Públicos ajudaram nesta as ações do Corpo de Bombeiros para o combate ao incêndio da Mata Santa Elisa, uma das reservas florestais estratégicas da área urbana do município. A Mata fica na região leste, ao lado de bairros como o Jardim Costa e Silva e o Taquaral.
A presença da força-tarefa está prevista em situações desta natureza, segundo as determinações da Operação Estiagem. Os funcionários utilizando caminhões e viaturas apropriados e auxiliando no fornecimento de água.
No início da tarde, por volta de 14h, a Defesa Civil havia emitido alerta máximo para a possibilidade de incêndios, por conta da baixa umidade relativa do ar.

O alerta máximo será mantido para o final de semana. Às 17h desta sexta-feira, a Defesa Civil informou que o incêndio estava praticamente sob controle.

A Santa Elisa é uma reserva florestal que abriga o centro de experiências do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A Mata fornece material e informações para a recuperação das áreas devastadas por diversos fatores destrutivos da agricultura moderna.
A área foi tombada pelo Condepacc – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas, em 1991. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

14 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

20 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago