Categories: Geral

Projetos sociais e de cultura digital poderão se inscrever no 12º Encontro da Cidadania

As entidades interessadas em inscrever projetos sociais e de cultura digital que tenham sido desenvolvidos a partir do uso de tecnologias digitais têm até o próximo dia 15 de setembro para fazer suas inscrições no 12º Encontro da Cidadania, que acontecerá no dia 18 de outubro, na Unicamp.

Organizado pela Rede CDI Campinas (Comitê para a Democratização da Informática), o Encontro tem por objetivo ser uma vitrine de projetos de ação social e cultural, desenvolvidos por adolescentes, jovens e adultos dos CDIs Comunidades e de outros espaços de Cultura Digital na região de Campinas.

Paralelamente à apresentação dos projetos selecionados, haverá também o lançamento do projeto Comunidade.Mov,  que exibirá uma mostra de vídeos, resultado das primeiras oficinas aplicadas nas comunidades, com o intuito de promover a produção audiovisual sobre a realidade destas comunidades e de temas sociais importantes para a cidadania. 

Também serão realizadas atividades culturais, com apresentações de dança, música, exposição de fotos e realização de oficinas e debates, com o propósito de fortalecer as ações de inclusão social e digital. Fundamentado em Paulo Freire, o princípio fundamental da proposta do CDI é a intervenção na realidade, com o objetivo de fazer com que os jovens participem do processo de transformação de sua comunidade, tornando-a mais justa e igualitária.

O Encontro é também um espaço para fomentar a integração e a troca de experiências, promovendo um ambiente de socialização, reflexões e de incentivo a cultura colaborativa, com efeito multiplicador de novas ações.

Podem se inscrever ONGs, escolas, movimentos sociais, coletivos e qualquer organização ou grupo que desenvolva projetos sociais utilizando tecnologias digitais, seja na elaboração, execução ou divulgação. A idade mínima para os que vão apresentar o projeto é de 12 anos e a temática é livre. Serão considerados os seguintes aspectos: diagnóstico da realidade, formação de rede, atuação do educando e utilização das tecnologias digitais.

Mais detalhes podem ser encontrados no regulamento disponível no site do evento. A inscrição do projeto será validada em até 5 dias úteis após o envio da ficha de inscrição, avaliados pela comissão organizadora, que disponibilizará a programação completa do evento, depois do dia 22 de setembro, no mesmo site. Cada grupo terá o tempo de 10 minutos para apresentação, seguido de 10 minutos de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

* Sobre o 12º Encontro da Cidadania

Promovido anualmente desde 2003, o Encontro da Cidadania vem divulgando as ações desenvolvidas nos CDIs Comunidades e iniciativas de outros espaços de inclusão digital. Tendo o computador e a internet como ferramentas, os projetos de intervenção na realidade tem o objetivo de transformação nas comunidades onde estão inseridos. O evento reúne um público médio de mais de 500 pessoas, entre adolescentes, jovens e adultos, com o apoio de uma equipe organizadora, voluntários e público em geral. Já foram apresentados mais de 280 projetos ao longo destes anos, publicados na Revista da Cidadania, que em 2014, chega a sua 10ª edição.

São projetos que vão desde a luta pela proteção do meio ambiente, como limpeza de praças, até conscientização sobre a necessidade de respeito humano, aumento do uso da biblioteca da escola dentro do presídio, oficina aos pais para aprenderem a usar a nota fiscal paulista, dentre muitos outros, sempre com a principal característica de estimular a leitura de mundo e a ação sobre a realidade, para transformá-la.

“12º Encontro da Cidadania” e Mostra Comunidade.Mov

Prazo para inscrições: até 15 de setembro
Regulamento: http://www.cdicampinas.org.br/encontro-da-cidadania/ 
Data do evento: 18 de outubro
Local: Ciclo Básico II – Unicamp, das 8h às 15h30

Carta Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

3 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

9 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

20 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

2 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago