MACC recebe exposições ‘O Feito, Trabalho’ e ‘Cidade Imaginária’

Duas exposições serão abertas no próximo dia 2 de outubro, às 19h, no MACC, Museu de Arte Contemporânea de Campinas. As duas exposições foram contempladas pelo Edital de Agendamento de Exposições do MACC – 2014.

Com as particularidades de cada exposição, cria-se um universo único que o público poderá experimentar ao visitá-las e interagir com elas.

Uma das salas será ocupada pelo trabalho de quatro artistas jovens trazendo como proposta uma obra em formato de instalação que, ao longo do período expositivo, sofrerá o acréscimo de desenhos e elementos construindo o trabalho. Esta é a proposta de O Feito, Trabalho.

Em diferentes espaços do MACC, também poderá ser vista a mostra coletiva “Cidade Imaginária”, de Celso Palermo, Fabio Fantazzini, Fernando Righetto e Martinho Caires. Nessa mostra não-convencional de fotografia autoral, cada um dos quatro fotógrafos irá apresentar as suas obras pelas paredes e espaços do museu de acordo com um conceito próprio, em sintonia com o propósito geral da mostra que é o de permitir um olhar plural sobre a cidade e os diferentes modos de relação humana com o ecossistema urbano no mundo contemporâneo.

Diversos objetos e situações no cenário urbano adquirem novos significados e possibilitam novas leituras em função das singulares percepções e técnicas adotadas pelos fotógrafos-artistas. O senso crítico despertado pelas novas formas de ver e sentir a cidade, levará o espectador a repensar a sua própria identidade e o seu posicionamento no contexto urbano.

Desta maneira, a coletiva busca a negação da tradição documental da fotografia. Esta última, no trabalho desses artistas, se transforma em portal para novas visões de mundo e de relacionamento humano. O desejo da interatividade, do diálogo com o espectador, também está embutido no conjunto de obras expostas. A mostra também terá a participação de outros fotógrafos convidados pelos membros do projeto.

* Celso Palermo é jornalista e fotógrafo, especialista em Artes Visuais pela Unicamp. Professor de fotografia em escolas de arte, com vários prêmios recebidos, representa a área de Multimeios no Conselho Municipal de Cultura de Campinas e coordena o Núcleo de Fotografia de Campinas.

Fábio Fantazzini é fotógrafo há 44 anos e professor de fotografia há 31, com aulas individuais. Tem trabalhos publicados na Argentina e Estados Unidos. Dedica-se a ensaios autorais, como um sobre a Fábrica de Chapéus Cury, publicado na revista norteamericana “Camera & Darkroom”.

Fernando Righetto é fotógrafo e impressor de Fine Art, graduado em publicidade e propaganda e com pós-graduação em marketing. Desenvolve trabalhos autorais em fotografia, tendo participado, entre outras, das exposições coletivas “Arte 117 – Fotografia: O olho que vê” e “Emovere”.

Martinho Caires é fotógrafo, fotojornalista e profissional de marketing. Professor de fotografia avançada, teve trabalhos em mais de 60 individuais e coletivas, em várias cidades. O seu projeto “Campinas Província e/ou Metrópole”, contemplado no FICC, foi sediado em 2014 no MACC.

O Feito, Trabalho
Cidade Imaginária coletiva – Celso Palermo, Fabio Fantazzini, Fernando Righetto e Martinho Caires

Quando: Abertura no dia 02 de outubro às 19h30.
Periodo: De 02 de outubro a 02 de novembro de 2014.
Horário: Terça à sexta das 9h às 17h, aos sábado das 9h às 16h e aos domingos das 9h às 13h.
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti”
Rua Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas- São Paulo.

Recent Posts

Pesquisa relaciona emendas parlamentares, apadrinhamento e precarização da educação

Artigo de Isaac Sobrinho relaciona as emendas e apadrinhamentos políticos e a contratação temporária de…

2 hours ago

Dois fotógrafos, uma metrópole: exposição revela São Paulo por diferentes olhares

(foto Alex Ribeiro) A exposição "Dois Olhares", mostra que reúne trabalhos dos fotógrafos Alex Ribeiro…

21 hours ago

AYA Cia de Dança apresenta espetáculo afrofuturista ‘Espiralar’ no Castro Mendes

(foto gabi perissinoto - divulgação) O Teatro Castro Mendes recebe, nesta quinta-feira, 18 de junho,…

23 hours ago

Campinas ganha mais um espaço alternativo e gratuito de cinema, o Cine Ponto

Cena de "Esplendor" (foto divulgação) A exibição de "Esplendor" (2017), da diretora japonesa Naomi Kawase,…

1 day ago

Ex-deputado que fugiu para os EUA é o primeiro da família Bolsonaro a ser condenado por traição

(imagem reprodução) Traição à Pátria - A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou…

1 day ago

Servidores da Unicamp decidem manter greve após retorno de professores e estudantes

(foto stu reprodução divulgação) Os trabalhadores e trabalhadoras da Unicamp votaram pela continuação da greve…

2 days ago