celebration-day-500x325O final de semana terá diversas sessões de cinema gratuitas no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas.

Na sexta-feira, 26, às 19h, será exibido o filme “Arizona Dream – Um Sonho Americano”, como parte do ciclo “O cinema de Emir Kusturica”, que tem curadoria do Cineclube Invert e faz uma homenagem ao cineasta e músico sérvio. No filme, Axel Blackmer (Johnny Depp) é um funcionário publico que vive em Nova York e é obcecado por peixes. Ele monitora o comportamento deles, mas sua maior curiosidade é saber como eles sonham. Leo Sweetie (Jerry Lewis), o tio de Axel, preferiria que o sobrinho administrasse o negócio da família, uma revenda de carros em Tucson, Arizona. Contra a sua vontade Axel dirige de Nova York até o Arizona para verificar a situação e assistir o casamento de Leo com Millie (Paulina Porizkova), uma mulher bem mais nova que seu tio. Este casamento na verdade é um ardil para Axel entrar nos negócios da família, mas para Axel esta viagem se tornará algo bem mais complexo do que comprar e vender carro. Nos Estados Unidos o filme foi lançado em uma versão com 119 minutos, sendo que posteriormente foi lançada nos cinemas a versão completa com 142 minutos. Vencedor do prêmio especial do júri no Festival de Berlim.

No sábado, 27, às 16h, o ciclo “Sábado Som”, com curadoria de Laerte Ziggiatti e Ralf Giesse, exibe o filme “The Who at Kilburn” com direção de Jeff Stein e The Who. Experimente um dos maiores nomes do rock como você nunca viu ou ouviu antes e veja a performance final do baterista Keith Moon, morto um ano depois. O filme está cheio de hits do Who: Baba O’Riley, Who Are You, Won’t Get Fooled Again, I Can’t Explain. Logo após o filme, será exibido “Blue Wild Angel: Jimi Hendrix live at the Isle of Wight”, com direção de Murray Lerner. O filme traz lendárias apresentações de Jimi Hendrix no festival de 1970 na Ilha de Wight para uma plateia de 600 mil pessoas.

Ainda no sábado, às 19h30, dentro do mesmo ciclo, será exibido “Cream – The making of Disraeli Gears”, com direção de Matthew Longfellow O filme é um making of do célebre álbum do Cream (1967), que inseriu o trio (Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker) na história do rock and roll. Por meio de entrevistas, demonstrações musicais, apresentações acústicas e material de arquivo, o filme conta a história por trás da concepção e gravação do LP, um momento crucial no desenvolvimento do rock pesado.

Logo após também será exibido “Led Zeppelin”, com direção de Jimmy Page e Dick Carruthers. O filme reúne shows realizados entre 1972 e 1979 que marcam o período de maior sucesso da banda. Apresentações históricas no Madison Square Garden (Nova York, 1973), na arena Earl’s Court (Londres, 1975) e no festival Knebworth (Inglaterra, 1979), que marca a despedida do Zeppelin dos palcos do rock.

Todas as exibições são gratuitas. (Carta Campinas com informações de divulgação)