A programação de cinema semanal gratuita do Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, traz essa semana uma série de filmes franceses premiados em diferentes festivais de cinema na “Semaine du film français”.
Na segunda-feira, 29, será exibido o filme “E Se Vivêssemos Todos Juntos?”, de Stéphane Robelin. O filme traz a história de Annie (Geraldine Chaplin), Jean (Guy Bedos), Claude (Claude Rich), Albert (Pierre Richard) e Jeanne (Jane Fonda) que são melhores amigos há mais de quatro décadas. Enquanto os dois primeiros e os dois últimos são casados, o do meio é um tremendo solteirão convicto, que não se cansa de aproveitar a vida. Quando a saúde deles começa a piorar e o asilo se apresenta como solução para um deles, surge a ideia de todos morarem juntos. Mas a novidade acaba trazendo a reboque algumas antigas experiências, que irão provocar novas consequências na vida de cada um.
Na terça-feira, 30, o premiado “O Artista”, de Michel Hazanavicius, poderá ser visto pelo público. Na Hollywood de 1927, o astro do cinema mudo George Valentin (Jean Dujardin) começa a temer se a chegada do cinema falado fará com que ele perca espaço e acabe caindo no esquecimento. Enquanto isso, a bela Peppy Miller (Bérénice Bejo), jovem dançarina por quem ele se sente atraído, recebe uma oportunidade e tanto para traballhar no segmento. Será o fim de sua carreira e de uma paixão?
“A Culpa é do Fidel”, de Julie Gavras, será exibido na quarta-feira, 1º de outubro. No filme, Anna de la Mesa (Nina Kervel-Bey) tem 9 anos, mora em Paris e leva uma vida regrada e tranqüila, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. O ano é 1970 e a prisão e morte do seu tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes e a vida familiar muda por completo: engajamento político, mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás, visitas inesperadas de amigos estranhos e barbudos. Assustada com essa nova realidade, Anna resiste à sua maneira. Aos poucos, porém, realiza uma nova compreensão do mundo.
Na quinta-feira, 2, será exibido “Não Se Preocupe, Estou Bem!”, de Philippe Lioret. No filme, uma garota de 19 anos volta para casa depois das férias e descobre que seu irmão gêmeo, após violenta discussão com seu pai, fugiu sem deixar respostas. Culpando o pai pelo ocorrido, ela adoece, até receber um cartão postal do irmão. A ida em seu reencontro fará da garota uma mulher.
As exibições se encerram na sexta-feira, 3, com “As Neves do Kilimanjaro”, de Robert Guédiguian. Michel (Jean-Pierre Darroussin) e Marie-Claire (Ariane Ascaride) são casados há 30 anos e vivem em paz, rodeados pelos familiares e amigos. Até que, um dia, o casal é abordado com violência e assaltado. Todo o dinheiro que eles vinham juntando para conhecer o monte Kilimanjaro, um sonho dos dois, é levado. Quando os autores do crime são descobertos, Michel e Marie-Cllaire agem de forma inesperada, diante do histórico que possuem.
Todas as exibições são gratuitas e acontecem em dois horários, às 16h e às 19h. (Carta Campinas com informações de divulgação)