Um debate na Câmara de Campinas vai discutir a implantação do sistema BusAlert, que avisa se o ônibus está atrasado ou no horário certo por meio de um aplicativo do celular. Organizado pelo vereador Pedro Tourinho (PT), o debate “Que horas o ônibus vai passar?”, acontece nesta sexta-feira, 12/09, a partir das 14h.

O sistema, gratuito, é utilizado na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. O BusAlert foi implantado durante a gestão do prefeito Oswaldo Barba, em 2012, e foi desenvolvido para ajudar idosos e deficientes visuais a usarem o transporte público da cidade, mas, atualmente, é utilizado por toda a população.
Para utilizar o sistema, o passageiro envia uma mensagem de texto e recebe em seguida o link para o aplicativo, que é instalado em seu celular. Com a instalação, o usuário do sistema de transporte digita no celular os números do ponto e da linha que deseja utilizar. Isso é possível fazer no local de embarque ou antes mesmo de sair de casa, do trabalho ou da escola.
Assim, o aplicativo informa, por voz gravada, a distância que falta para a chegada do ônibus, o tempo estimado ou o número de pontos que ainda resta até o transporte chegar ao ponto onde está o usuário.
O debate contará com a presença de Oswaldo Barba, ex-prefeito de São Carlos e atual Secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia, Devanir Lima, presidente do Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência, Fabiana Bonilha, representante do CNRTA (Centro Nacional de Referência em tecnologia Assistiva), o presidente da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), Carlos José Barreiro e Emmanuelle Alkmin, secretária municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
O acesso ao plenário poderá ser feito pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, número 66, no bairro da Ponte Preta. O encontro será transmitido pela TV Câmara, no Canal 04 NET. (Carta Campinas com informação de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




