Após o malfadado apoio ao ex-prefeito de Campinas Helio de Oliveira Santos (PDT), o PT Campinas tenta renovação e lança apenas uma candidatura à Câmara Federal, mesmo tendo a maior bancada atualmente.
A aposta do PT Campinas é na jornalista Solange Celere, que é a 1ª mulher do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores a se candidatar a deputada federal. Essa é a primeira vez que Solange Celere se candidata.
A decisão foi pautada pela aposta na renovação para constituir novos quadros e pela necessidade de ampliar a representatividade feminina no Congresso. A indicação de Solange para a disputa partiu do grupo liderado por Marcio Pochmann, economista e professor da Unicamp. Pochmann, que atualmente preside a Fundação Perseu Abramo (na cidade de São Paulo), foi o candidato a prefeito de Campinas pelo PT nas eleições de 2012, quando passou de 1% das intenções de voto, no início da campanha, para 42,3% dos votos válidos no segundo turno (obteve 231,4 mil votos). Pochmann fez parte também dessa renovação petista.
Desconhecida e na primeira tentativa, Solange Celere tem apostado na Internet e nas Redes Sociais para se comunicar com os eleitores.