A Unicamp espera receber cerca de 50 mil jovens no evento Unicamp de Portas Abertas (UPA), segundo previsão dos organizadores.

UPA Unicamp
Unicamp realiza o UPA para alunos secundaristas

O objetivo é abrir as portas da Universidade aos estudantes secundaristas, de modo a orientá-los quanto à escolha profissional. Durante o evento, os participantes poderão visitar as faculdades e institutos da Unicamp para conhecer de perto o cotidiano de uma das melhores universidades do país.
“Até o momento, nós já temos 41,5 mil estudantes inscritos, distribuídos em 654 escolas de nove Estados: São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pará, Tocantins e Rio de Janeiro.As inscrições podem ser feitas até as vésperas do evento, mas a infraestrutura da UPA foi preparada para receber participantes não inscritos, que vem autonomamente ou se deslocam com os familiares”, explica José Reinaldo Braga, coordenador do evento e assessor da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU).
De acordo com o coordenador geral da Unicamp, Alvaro Crósta, ao apresentar a Universidade de uma forma mais ampla aos “upeiros”, principalmente os estudantes das escolas públicas, a instituição pretende estimulá-los a concorrer às vagas oferecidas pela instituição nos seus cursos de graduação.
A UPA, realizada desde 2003 na Universidade, está confirmada para o próximo sábado, dia 30 de agosto. O evento consolidou-se como um dos maiores sucessos de público na agenda cultural da Universidade.
“Compartilhando saberes” é o slogan do evento, utilizado já na edição 2013. As palestras terão tradutor de língua brasileira de sinais (Libras) e os locais da programação cultural foram ampliados. As apresentações acontecem no estacionamento que fica atrás da Biblioteca Central “Cesar Lattes” e em frente ao Centro de Convenções. (Carta Campinas com informações de divulgação)