Mais um prefeito do PSDB da região é cassado. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o recurso especial encaminhado pela prefeita de Sumaré (SP), Cristina Carrara (PSDB), e do vice Luiz Dalben (PPS), que tentava anular a cassação do diploma deles realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Outro prefeito do PSDB, Diego de Nadai, de Americana, foi cassado recentemente.
A prefeita de Sumaré e seu vice haviam sido cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), no ano passado pelo uso indevido de meios de comunicação social (art. 22, Lei Complementar 64/90). A votação na época foi unânime e decretou ainda a cassação do diploma do vereador Antônio Dirceu Dalben (PPS) e a inelegibilidade de todos os representados por 8 anos. Agora no TSE, a decisão da ministra Luciana Lóssio manteve o posicionamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O periódico “Jornal da Cidade” teria sido usado para publicar inúmeras reportagens favoráveis aos então candidatos Cristina Carrara, Luiz e Antônio Dalben e outras reportagens com críticas à administração municipal e ao candidato adversário. O jornal foi criado exclusivamente para as eleições. Foi distribuído gratuitamente por cinco edições com tiragem de 5 mil exemplares cada, durante o período eleitoral e depois descontinuado, afirmou a relatoria no TRE
Cristina Carrara e Luiz Dalben foram eleitos com 53.543 votos, 44,98% dos votos válidos, pela coligação Unidos por Sumaré (PTB/PPS/DEM/PRTB/PTC/PSDB/PSD). Eles se mantinham no cargo graças ao recurso ao TSE. Agora serão afastado por ordem judicial.
A prefeita afirmou que se manterá no cargo e que vai continuar trabalhando normalmente. Em nota, também disse que os advogados aguardam a publicação da decisão para definir as próximas medidas jurídicas a serem tomadas. (Carta Campinas)