O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse hoje (5) que não há nenhum caso suspeito do vírus ebola no Brasil, e assegurou que todas as entradas de pessoas no país estão sendo monitoradas.
Segundo ele, o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica está atento às recomendações e aos boletins diários fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão também reforçou a rede de hospitais de referência junto às secretarias municipais e estaduais de Saúde, estabelecendo critérios de diagnóstico e prevenção.
“Já tínhamos, na semana passada, aumentado o nível de alerta para nossas equipes que atuam nos portos e aeroportos. Não temos nenhum caso suspeito, mas todos os tripulantes e passageiros que chegam são submetidos a rigorosa avaliação e, se for identificado alguém com sintomas, vai imediatamento para o isolamento e coleta de exames”, disse ele.
Chioro explicou que, de acordo com regulamento internacional, sempre que um passageiro apresenta algum sintoma, a tripulação é obrigada a comunicar imediatamente e a dar prioridade no desembarque.
O surto de ebola é o maior registrado até agora e, segundo dados da OMS, já infectou 1.603 pessoas, das quais 887 morreram nos países africanos de Serra Leoa, da Guiné, Libéria e Nigéria. Este com apenas um caso. (Agência Brasil)
Um das imagens que compõem a mostra (foto divulgação) Paisagens, retratos urbanos, natureza e arquitetura…
(imagem rosinei coutinho - stf) O jurista Wálter Maierovitch classificou como “inconstitucional, arbitrária e ilegal”…
(foto ricardo lima - divulgação) A Feira [SUB] de Arte Impressa e Publicações Independentes chega…
(foto ricardo lima - divulgação) “Amor em Retalhos”, espetáculo teatral que une música e literatura…
(foto gabriela nogueira - divulgação) A Companhia Ccem de Teatro Musical volta ao Centro de…
(imagem divulgação) Projeto de extensão do CIS-Guanabara da Unicamp reúne pesquisadoras e convidadas para discutir…