O vereador Paulo Bufalo (PSOL) quer o fim dos fogos de artifício, rojões e artefatos pirotécnicos em Campinas. Ele protocolou Projeto de Lei que proíbe soltar fotos em ambientes abertos e fechados, em área pública ou privada na cidade.
Para o vereador, o PL complementa a legislação, já existente, que proíbe a comercialização – lei nº 10.184/99 e a lei nº 10.041/99 que proíbe a instalação de indústrias do ramo no perímetro urbano da cidade. “Os dados do Ministério da Saúde são assustadores: 15% dos acidentes com fogos de artifício levam ao óbito, 70% causam queimaduras, 20% lacerações e cortes e 10% amputações de membros superiores, somente dos casos de atendimento hospitalar”, alerta Bufalo.
A justificativa do PL destaca que a queima de fogos de artifício ultrapassa 125 decibéis, “equivalendo-se ao som de um avião a jato”. A poluição sonora provoca perturbação em pacientes nos hospitais e clínicas. O som alto pode atingir os animais, entre eles, os gatos sofrem alterações cardíacas, os cães se debatem em coleiras e podem morrer por asfixia e os pássaros têm a saúde afetada. Os sinalizadores navais, utilizados em salvamento de vidas em risco, ao serem usado em eventos e comemorações produzem luminosidade que pode causar perda da visão ou até a morte se atingir uma pessoa.
O vereador disse que a lei 10.671/2003, proíbe que o torcedor porte ou utilize fogos de artifício ou qualquer outro engenho pirotécnico ou produto de efeito análogo no recinto esportivo.
“Os espetáculos com fogos são bonitos e marca registrada em certos lugares, mas devemos ser cautelosos. Acredito que a proposta possa incentivar outras cidades e assim poderemos contribuir para a prevenção de acidentes como no caso na boate em Santa Maria, que vitimou mais de 240 jovens, explica Bufalo. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Por que não poríbe os carros também, já qe são a 2 maior causa de morte no país?Poderíamos também poribibir o álcool, o cigarro, o trabalho, tudo isso comprovadamente faz mal à saúda.
Aff Paulo Bufalo que falta do que fazer hein.NEM ESQUERDA NEM DIREITA,NULO!!!!
Parabéns Vereador Paulo Bufalo. Ainda existem pessoas como o senhor que veem nessa malfadada pirotecnia todo o tipo de malefícios. Nem os chineses que inventaram a pólvora permitem desde longo tempo, o uso de fogos de artifício nas cidades. Oxalá o senhor consiga a promulgação de lei tão importante em sua cidade e que ela se propague por todas as cidades do nosso país na intenção máxima da salvaguarda da vida, diminuindo a poluição sonora, do ar e ajudando na melhora cultural pois evitará que os animais sofram tanto dano!
Parabéns pela iniciativa, apoiadissimo, espero que dê certo. Existem muitas outras coisas que colocam vidas em risco, mas essa é absolutamente desnecessária. É uma falta de civilidade soltar fogos, eu vejo isso inclusive como uma agressão, porque não tenho a opção de não escutar e ter minha casa invadida pelo som dos fogos. Sem falar no sofrimento e morte de animais por um motivo tão estúpido.
Parabéns, Vereador!
Apoio totalmente!
Caso tenha algum empecilho, mantenha somente os de efeito colorido, sem estrondos; afinal de contas, vamos esbarrar com os que gostam do evento….
Bauru/SP já está praticando:
http://www.anda.jor.br/31/12/2015/bauru-sp-tera-festa-virada-fogos-barulho-animais
Galera, acessem a página “Campinas não quer fogos de artifício” e assinem nossa petição proibindo o uso de fogos de artifício em Campinas:
https://secure.avaaz.org/po/petition/Sr_prefeito_de_Campinas_Jonas_Donizette_PROIBICAO_DO_USO_DE_FOGOS_DE_ARTIFICIO_E_SUA_PUBLICIDADE_EM_CAMPINAS/?aJOgekb