Na voz e tom editorializado de Fabio Panuzzio, a Rede de TV Band, uma concessão pública, afirmou nesta segunda-feira (16), durante o Jornal da Band, que o Plano Diretor de São Paulo, que pode ser legitimamente aprovado pela Câmara de Vereadores (diga-se de passagem um poder público eleito pelo povo) vai privilegiar o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto). Sim, é isso mesmo! A Band diz que o MTST é privilegiado e eles (Band e proprietários de imóveis) são uns coitadinhos porque pagam IPTU muito alto das mansões.
O subtexto da reporcagem editorial atacando o prefeito Fernando Haddad (PT) é de que os sem tetos devem ser cordeirinhos da ordem estabelecida pelas elites. O jornalismo editorial insinua que o prefeito não manda nada e que é complacente com o MTST simplesmente porque conversou com o líder do movimento. Além disso afirma por duas vezes que a “maioria das invasões ocorreu durante o mandato de Haddad”, insinuando conivência do prefeito.
Ao final, a Band ameaça o prefeito com o uso da Justiça. Ao se referir ao aumento do IPTU que foi aprovado pela Câmara no ano passado e barrado pela Justiça de forma escandalosa, após campanha da própria emissora, Panuzzio pergunta: “Será que prefeito não aprendeu a lição?”
Moral da história: “nós (Band) mandamos e o prefeito obedece, se tiver juízo”.
PS: O PT teve três mandatos no governo federal para fazer uma democratização da mídia via distribuição de verba publicitária da Secom (Secretaria de Comunicação Social), sem necessidade de qualquer legislação. Não o fez e o povo…
Glauco, seu texto ficou muito confuso. você usou muitas referências como “eles”, e “nós”, e no fim não dá pra entender claramente de quem está sendo falado. por exemplo: “Eles dizem que o MTST são uns privilegiados e eles são uns coitadinhos porque pagam IPTU muito alto das mansões” – são os meses ELES ou são dois ELES? leva um tempo para desembaralhar as referências.
outro exemplo: “Não o fez e o povo…” e o povo o quê? o povo fez? não deixe frases incompletas, porque a leitura fica mais complicada.
no fim, não consigo dizer de quem você discorda: da Band, do PT, do MTST, ou do povo.
Valeu, vamos revisar e melhorar para você entender melhor.
Sobre o Povo no final do texto, você completa com seus pensamentos.
Há tempos que junto aos amigos, sou voto vencido quando digo que a imprensa brasileira é venal e aliada do poder de forma unilateral e como são formadores de opinião são também responsaveis diretos pela situação que o Brasil vem atravessando, principalmente a da atualidade.