Delegacia de Campinas investiga prática de racismo em página da rede social Facebook

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Polícia Civil de Campinas abriu inquérito (nº 55/14) para investigar possível prática de racismo, denunciada pelo vereador Carlão do PT e pelo Grupo Força da Raça.

Vereador Carlao do PT

Outros dez grupos do movimento negro da cidade e região são mencionados entre os denunciantes na Representação ao Ministério Público Estadual, feita dia 17 de março. Segundo os denunciantes, na ocasião, o crime era praticado por meio de uma Fan Page no Facebook (www.facebook.com/victor,gabriel.10297), intitulada “Não fumo pq se fumar meu pulmão fica preto,e de preto mantenho distancia (sic)”.

A Página tinha 2.229 curtidas, a descrição (Sobre) “Preto é a praga da Inglaterra que fica lá no México” e posts de fotos com frases claramente racistas. Na manhã desta sexta (6/6), a página do link não estava disponível, mas foi localizada uma outra página no Facebook com o mesmo nome, criada dia 28 de maio, que conta com 299 curtidas. Esta nova Página tem a seguinte descrição (Sobre): “Negros sempre estragando nosso país”, mas sem conteúdo visível.

Representação

Na avaliação dos denunciantes, segundo o texto da Representação, “fica evidente o racismo e a falta de respeito à população negra, que tanto contribuiu e contribui para o desenvolvimento do País”. Eles citam ampla legislação e tratados internacionais, como a Constituição Federal, a Convenção Internacional pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, a Lei do Crime Racial (7.716/ 89), que tornou crime a prática, indução ou incitação à discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Depoimento

Em depoimento prestado, nesta sexta (6/6), na DIG, Carlão confirmou a denúncia feita ao MPE. Ele explicou que o objetivo da denúncia é a apuração dos fatos, a imediata retirada da página da Internet e adoção das providências cabíveis pelas autoridades.

Recent Posts

Brasil tem crescimento expressivo de ataques contra a mulher e aumento da violência sexual

(imagem reprodução) A cada 24 horas, 12 mulheres, em média, são vítimas de violência em…

1 day ago

Unicamp promove Oficina gratuita online com foco nas mulheres na ciência

(imagem divulgação ifgw) Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto de Física Gleb…

1 day ago

Inscrições para cursos gratuito de palhaçaria, bambolê e malabarismo estão abertas

(foto leca ramos - divulgação) As inscrições para o curso gratuito “Circo em Jogo –…

1 day ago

Coletivo de Mulheres Anelo e convidadas comemoram o 8 de março com jam session gratuita

Vih Mendes (foto cláudio alvim - divulgação) No próximo domingo (8), data em que se…

1 day ago

Monólogo ‘Quando Falta o Ar’ leva ao palco a resistência feminina diante da opressão

(foto firmino piton - divulgação) O espetáculo "Quando Falta o Ar" será apresentado neste domingo,…

1 day ago

Batuque na Cozinha começa com roda de samba aberta ao público

(foto fabiana ribeiro - divulgação) Campinas recebe, a partir deste sábado, 7 de março, o…

1 day ago