O cineasta Virgilio Roveda, que trabalhou com Mazzaropi e participou da Boca do Lixo, em São Paulo, lança a sua biografia, O Coringa do Cinema, escrita pelo jornalista Matheus Trunk, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas no próximo dia 4 de junho, quarta-feira, às 19h.
Conhecido no meio cinematográfico como Gaúcho, o técnico trabalhou na realização de mais de 60 filmes brasileiros, sendo que, em treze deles, trabalhou junto com José Mojica Marins, o Zé do Caixão, e nove foram os filmes feitos em parceria com Mazzaropi.
Além do lançamento do livro, o evento terá a exibição do curta-metragem Uma Rua Chamada Triumpho (1969), de Ozualdo Candeias, e do documentário Mazzaropi: o Jeca Empreendedor (2012) de Amanda Cotrim, Danilo Zanini, Marcelo de Barros, Priscila Souza e Renata Ananias. Após os filmes, será realizada uma palestra.
O livro O Coringa do Cinema foi escrito pelo jornalista Matheus Trunk e publicado pela editora Giostri. A obra aborda a vida profissional de Roveda dentro do cinema brasileiro em cinco décadas de carreira, mostrando a trajetória profissional de um personagem muitas vezes esquecido na nossa cinematografia: o técnico, como diz Matheus Trunk, autor do livro.
O evento é gratuito. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




