Publicando, a pedido de Augusto de Campos, carta ao jornal Folha de S.Paulo: “Prezados Senhores.
Esse jornal utilizou, em 14 de junho de 2014, com grande destaque, o poema VIVA VAIA, de minha autoria, como ilustração de matéria ambígua sobre os insultos recebidos pela presidente Dilma, na partida inicial da seleção. Utilizou-o, sem minha autorização e sem pagar direitos autorais: sem me dar a mínima satisfação. Poupo-me de comentar a insólita atitude da FOLHA , a quem eu poderia processar, se quisesse, pelo uso indevido de texto de minha autoria. A matéria publicada, composta de três artigos e do meu poema, cercado de legendas sensacionalistas, deixa dúvidas sobre a validade dos xingamentos da torcida, ainda que majoritariamente os condene, e por tabela me envolve nessa forjada querela. A brutalidade da conduta de alguns torcedores, que configura até crime de injúria, mereceria pronta e incisiva condenação e não dubitativa cobertura, abonada por um poema meu publicado fora de contexto. Os xingamentos, procedentes da área vip, onde se situa gente abastada e conservadora, evidenciam apenas o boçalidade e a truculência que é o reverso da medalha do nosso futebol, assim como a inferioridade civilizatória do brasileiro em relação aos outros povos. Escreveu, certa vez, Fernando Pessoa: “a estupidez achou sempre o que quis». Como se viu, até os candidatos de oposição tiveram a desfaçatez de se rejubilarem com os palavrões espúrios. Pois eu lhes digo. VIVA DILMA. VAIA AOS VIPS.
PS: Pedimos desde já permissão ao autor para publicação. Fonte: facebook de André Vallias.
Xingar. Esse fenômeno que faz até parte da cultura mal educada brasileira. E há o xingar autoridades como o fizeram com a Sra. Dilma, mãe, avó, idosa, presidente da República.
Uma canalhice foi o que fizeram com a Sra. Dilma Rousseff. Uma canalhice orquestrada. Não por gente pobre, mas por pessoa que representam significante parcela do PIB nacional. Que não gostem dela, está bem, faz parte do jogo democrático. Ocorre que as ofensas, embora dirigidas a ela, atingiram o que ela representa: a presidência da República. Ela que foi eleita democraticamente e que, gostem ou não, merece respeito. E essa gentalha, que se manifestou no estádio com palavras de ordem do mais baixo calão, linguagem de baixo meretrício, fala dessa forma com seus pais, mães, esposas, maridos, noivas, filhos? Certamente que sim. Pois que este é o seu vocabulário e possivelmente que é assim que se relacionam entre si. Se se referem à maior autoridade do país, em público, durante um evento mundialmente televisionado e ao vivo dessa forma … São essas pessoas do mais baixo nível moral que se julga superior à Sra. Dilma Rousseff e lhe pretende tirar o cargo nas próximas eleições? Mas, e devemos nós entregar a direção do Brasil a uma gente que se conduz desse maneira? Eu não gostaria que os estrangeiros que presenciaram tamanha falta de educação pensasse que eu e milhões de brasileiros somos da mesma espécie. Houve quem a desagravasse. Diversos blogueiros, inclusive alguns que não morrem de amores pela Sra. Dilma solidarizaram-se com ela. A revista VEJA parece que gostou. Tanto que em sua newsletter desta semana afirmou: “Um consolo para Dilma: não veio do povo a retumbante e espontânea vaia que ela levou no jogo da abertura da Copa, na Arena Corinthians, em São Paulo. As 62.000 pessoas que assistiram a vitória de 3 a 1 do Brasil sobre a Croácia eram, majoritariamente, pessoas de classe média, pagadoras de ingressos, e convidados VIPs. Uma amostra viciada que invalidaria qualquer pesquisa eleitoral. Mas… “ Já são conhecidas as possições dessa revista portanto ignorêmo-la. Também são conhecidas as posições da Folha, ex-Independente. Mas, como eu disse e a VEJA notou, são pessoas que representam significativo peso no PIB nacional e que não estão estão acostumadas a serem contrariadas. E quem mais tem contrariado os interesses das elites brasileiras, ultimamente, em favor dos mais necessitados? desnecessário dizer. Aí residem os “interesses ocultos.
Quanta raiva Francisco Leal, até parece que o insultado foi você. A Sra Dilma também me insultou quando trocou 2 ministros para livrar a cara do Dirceu e do Genoino. Acho pouco para uma mãe e avó que só liga para o seu partido e não para a justiça.
Não denotei raiva mas indignação pela falta de respeito com que trataram a presidente da República. Trata-se de uma questão de EDUCAÇÃO e RESPEITO com qualquer autoridade. Entendeu agora ou terei que DESENHAR?
Não denotei raiva mas indignação pela falta de respeito com que trataram a presidente da República. Trata-se de uma questão de EDUCAÇÃO e RESPEITO com qualquer autoridade, não por ter sido com a Sra Dilma Rousseff, numa transmissão mundial, ao vivo. Se você, como brasileiro não se importa com a sua reputação, eu me importo. Entendeu agora, ou terei que DESENHAR?
Sumidade intelectual, sapientíssima criatura! Primeiramente pessoas normais se sentiriam ofendidas. Assim, pelo seu pensamento, se alguém repetir para uma figura feminina de sua família, você aplaudiria, acharia engraçado… ou se sentiria ofendido? O poder executivo manda para o congresso nomes de juristas para que após a chamada “sabatina” (pode ser qualquer dia, não necessariamente num sábado)ser aceito ou não um dos nomes indicados . Em sendo aprovado o nome do jurista, o (a) Presidente da República Federativa do Brasil, nomeia o aceito pelo SENADO. Em tempo: Todos os ministros do STF são nomeados pelo poder executivo, depois de ACEITOS pelo Senado. Desculpe por minha burrice não alcançar sua inteligência