Não são só os candidatos a vereadores que querem uma vaga no legislativo. O concurso público aberto pela Câmara de Campinas atraiu nada mesmo que 17.413 candidatos, segundo o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), responsável pela seleção. A média é de 204 concorrentes por vaga.
O maior número de inscritos foi para a carreira de técnico legislativo, que contabilizou 9.217 inscritos. A de Analista Legislativo – Assessoramento Jurídico, aparece em segundo, com 1.556 concorrentes e a de Analista Legislativo – Administrador, em terceiro, com 1.149.
O edital do concurso foi publicado no dia 04 de abril, oferecendo 84 vagas de nível médio, técnico e superior, em sete novas carreiras de diversas áreas do conhecimento. Os salários variam de R$ 1.811 (agente de segurança) a R$ 7.144 (procurador). As provas serão realizados no dia 18 de maio e/ou 25 de maio.
Entre essas novas carreiras haverá a de Analista Legislativo – que terá profissionais de nível universitário em especialidades como Economia e Administração. Estes profissionais vão atuar em unidades internas, mas também terão como atribuição auxiliar no processo legislativo, como o suporte às comissões permanentes da Casa. Haverá ainda, técnico legislativo (nível médio), técnico de segurança do trabalho, médico de segurança do trabalho e técnico de transcrição.
O concurso servirá também para preencher vagas nas novas estruturas que vão surgir na Câmara com a implantação da reforma administrativa – como a Controladoria (que vai fiscalizar contratos) e a Escola do Legislativo – que já está oferecendo cursos de qualificação para servidores. (Carta Campinas com informações de divulgação)