Nos próximos concertos da Orquestra Sinfônica da Unicamp, que acontecerão nos dias 7 e 8 de maio, próxima quarta e quinta-feira, o primeiro no Teatro Castro Mendes e o segundo na Casa do Lago, na Unicamp, os músicos se apresentam sob regência de Cinthia Alireti e ao lado dos solistas Marcelo Onofri (piano), Alegre Corrêa (guitarra/violão), Eduardo Guimarães (acordeon), Leandro Barsalini (bateria/percussão) e Walter Valentini (contrabaixo).
Os músicos interpretarão as obras do gaúcho Alegre Corrêa inspiradas na composição “Saudades do Brasil”, do francês Daris Millaud (compositor que viveu no Brasil entre 1917 e 1918 e, de volta à França, escreveu uma coletânea de 12 músicas, todas dedicadas a um bairro carioca). Corrêa, então radicado na Aústria, reinventou algumas peças de Millaud que estão incluídas no repertório dos concertos com a Sinfônica da Unicamp, como “Leme” e “Laranjeiras”.
O programa traz ainda composições do mineiro Marcelo Onofri, como a inédita peça para piano solo, “Sinfonieta” e “Expedição”, para a inusitada formação de quarteto de cordas, acordeon e percussão, que revisita, musicalmente, o capítulo da história que conta a chegada dos holandeses no Brasil.
A participação dos solistas faz parte do projeto Performance do Ciddic (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural) da Unicamp, que coloca a Sinfônica da Unicamp como um laboratório de pesquisa em música, composição, performance instrumental e regência. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Programa
Marcelo Onofri – Sinfonieta in G (2012)
Marcelo Onofri – Expedição (1997)
Alegre Corrêa – Gabriela (1990), arr. Marcelo Onofri
Alegre Corrêa – Leme (2004)
Alegre Corrêa – Laranjeiras (2004)
Alegre Corrêa – Valsinha (2012)
Alegre Corrêa – Bachião (1999), arr. Marcelo Onofri
Alegre Corrêa – Vindobona (2000), arr. Marcelo Onofri
Concerto Orquestra Sinfônica da Unicamp
Regente: Cinthia Alireti
Solistas:
Marcelo Onofri (piano)
Eduardo Guimarães (acordeon)
Leandro Barsalini (bateria/percussão)
Alegre Corrêa (guitarra/violão)
Walter Valentini (contrabaixo)
Quando: 7 de maio (quarta-feira), 20h
Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas)
Ingressos: R$ 20 e R$ 108 de maio (quinta), 19h
Casa do Lago (Unicamp)
Entrada gratuita