10297790_707579402638152_3389342958851082039_nCom curadoria do jornalista e crítico de cinema Ricardo Pereira, o ciclo “Cinema e Literatura” exibe todo primeiro sábado do mês, no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, um filme baseado em alguma obra literária.

No próximo sábado, dia 3 de maio, às 16h, o ciclo exibirá gratuitamente o filme “Uma Janela Para o Amor”, de James Ivory, baseado no romance “Um Quarto com Vista”, de E.M. Forster. 

Publicado em 1908, “Um quarto com vista” é um clássico romance de passagem para a maioridade. Forster nos apresenta Lucy Honeychurch, que, acompanhada da ansiosa e superprotetora guardiã Charlotte, está percorrendo a Itália em seu primeiro contato com um mundo maior, bem distante do interior inglês de sua infância. Lucy é uma pianista vigorosa, e sua interpretação de Beethoven fornece ao leitor o primeiro sinal de sua profundidade emocional. A grande questão do romance é o que Lucy escolherá: um quarto com vista, ou as muralhas da sociedade convencional? Essa questão é representada pelos dois rivais que disputam o seu amor. 

Na produção cinematográfica inglesa de 1986, Lucy (Helena Bonham-Carter) é uma bela jovem rica e rebelde de férias na Florença da Itália do começo do século XX, em companhia da prima (Maggie Smith). Nestas idílicas férias, a garota acaba se apaixonando por George (Julian Sands), um homem educado, gentil e sonhador, porém pobre. De volta à Inglaterra, as diferenças sociais se acentuam e ela aceita se casar com um conservador. O filme é vencedor de três Oscars ( Direção de Arte, Figurino e Roteiro Adaptado). 

A exibição é gratuita sempre seguida de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)