Os soldados do Exército começaram nesta quarta-feira (16) a auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde. Ele estão colocando telas milimétricas em caixas d’água e vertedouros (“ladrão”). A ação, que teve início às 8h30, se encerrou às 13h, e contou com uma equipe de 18 homens que percorreram ruas do Jardim Cosmos, região noroeste de Campinas.
Foram percorridos 10 quarteirões, teladas 40 caixas d’água e mais de 100 vertedouros. Os agentes de saúde também entraram nas residências, orientaram os moradores e vistoriaram os quintais.
A partir da próxima semana, todas as terças, quartas e quintas-feiras, os homens, acompanhados de agentes de saúde, continuarão os trabalhos, mas a região ainda será definida pela Vigilância Epidemiológica.
A médica veterinária Analice Freitas da Silva, da Vigilância Epidemiológica Noroeste, ressaltou que telar as caixas d’água é muito importante na luta contra o mosquito Aedes aegypt. “As caixas d’água são hoje um dos maiores criadouros do mosquito e acredito que essa ação terá um impacto importante na transmissão”, explica. De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências. (Carta Campinas com informações de divulgação)