O secretário de saúde, Cármino de Souza, deve ir à Câmara Municipal no próxima semana, dia 22 de abril, às 9h, para falar sobre a epidemia de dengue e ações de combate à doença. A audiência é uma resposta do governo a um requerimento apresentado pelo vereador Angelo Barreto (PT), que pedia a convocação do secretário.
O líder de governo, Rafael Zimbaldi (PP), agiu para transformar a convocação em convite.
De acordo com os últimos levantamentos, a cidade tem mais de cinco mil casos confirmados da doença, sendo que 170 deles são considerados graves. Dados da própria secretaria de saúde, mostram que existem dois mil casos suspeitos, que ainda aguardam resultados de exames que identificam a infecção. A dengue já provocou uma morte na cidade e outros seis óbitos estão sendo investigados.
Na semana passada, o vereador José Carlos Silva (SDD) sugeriu que a Prefeitura pedisse a ajuda da força nacional. Segundo ele, só um grande mutirão poderá conter o avanço da epidemia. O vereador lembra que algo semelhante foi feito no Rio de Janeiro há alguns anos.
Além disso, dois projetos que tratam de prevenção e combate a dengue – ambos de autoria do vereador Cidão Santos (PROS), foram procolados na Câmara esta semana. Um deles prevê a orientação a ser feita pela Sanasa por meio do carnê de pagamento da tarifa de água. Outro determina que uma campanha permanente seja feita entre os alunos da rede municipal de ensino.(Carta Campinas com informações de divulgação)