No próximo sábado, 19 de abril, às 16h, o ciclo “O olhar feminino no cinema”, que tem curadoria do jornalista e crítico de cinema Ricardo Pereira, exibirá no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, o filme “Orlando”, de 1986, dirigido pela cineasta britânica Sally Potter.

ORL-FS-MEDIUM-024
Cena de “Orlando”

Sally começou a fazer filmes experimentais de curta-metragem ainda na adolescência, quando tinha quatorze anos. Iniciou-se na dança aos vinte e um anos e interessou-se por coreografia, que desenvolveu na London School of Contemporany Dance, mas acabou criando, em 1974, a própria companhia, The Limited Dance Company. Fez vários filmes de curta-metragem sobre dança e, na década de 1970, trabalhou com coreografia no teatro e no cinema. Foi também diretora de teatro e montou alguns shows, além de participar de várias bandas, como cantora e compositora. Compôs juntamente com David Motion, a trilha-sonora de “Orlando” e criou a partitura do seu filme “The Tango Lesson”.

Em “Orlando”, Lucy (Helena Bonham-Carter) é uma bela jovem rica e rebelde em férias na Itália do começo do século XX, na companhia da governanta (Maggie Smith). Nestas idílicas férias, a garota acaba se apaixonando por George (Julian Sands), um homem educado, gentil e sonhador, porém pobre. De volta à Inglaterra, as diferenças sociais se acentuam e ela aceita se casar com um conservador. O filme é baseado no romance “Um Quarto com Vista”, de E.M. Forster. É também vencedor de três Oscars (Direção de Arte, Figurino e Roteiro Adaptado).

A exibição é gratuita sempre seguida de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)