Até 16 de maio, o público poderá visitar a exposição “Ciganos”, do fotógrafo Rogério Ferrari, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas.

A exposição, de visitação gratuita, traz 23 imagens feitas por Ferrari durante três meses, entre os anos de 2010 e 2011, em mais de quarenta e cinco municípios da Bahia, onde ele registrou um pouco do cotidiano do povo calon a partir de uma perspectiva que buscou se distanciar dos estigmas e dos estereótipos construídos em torno do povo cigano. Suas imagens, neste sentido, permitem que se tenha uma ideia de como é a vida e a condição atual desta população no estado.
Outra característica presente na obra do fotógrafo diz respeito à impossibilidade de capturar ou mesmo transmitir uma noção do que seja o universo cigano em uma única imagem, por isso, no seu trabalho, várias fotos compõem uma descrição visual complexa e aditiva do que é ser cigano atualmente no Brasil, em um processo cumulativo de imagens próximas e construídas a partir de novas perspectivas.
Rogério Ferrari trabalha como fotógrafo independente desenvolvendo o projeto “Existências- Resistências” que retrata o lado desconhecido de conhecidos conflitos e lutas de povos por autodeterminação: Palestinos, Curdos, Zapatistas, no México, Sem Terra, no Brasil, Saarauís, no Saara Ocidental e nos territórios ocupados, Mapuches no Chile, e Ciganos e Índios na Bahia. É autor- editor dos livros Ciganos. 2011; Curdos, Uma Nação Esquecida. 2007; Palestina, A Eloquência do Sangue. 2004; e autor de Sahraouís, e Palestine 2010,2008. Ed. Le Passager Clandestin, França. E co- autor de, Zapatistas, A Velocidade do Sonho. 2006. Ed. Thresaurus, Brasil. É formado e mestrando em antropologia pela Universidade Federal da Bahia.
Na sexta-feira, 16 de maio, às 20h, também será lançado em Campinas o livro “Ciganos”, seguido de um bate-papo com o fotógrafo no qual ele contará como foi realizar esse projeto. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Exposição “Ciganos”, fotografias de Rogério Ferrari
Período de visitação: 24 de abril a 16 de maio, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h e sábados, das 10h às 16h.
Museu da Imagem e do Som – Campinas
Palácio dos Azulejos – Rua: Regente Feijó, 859
Entrada gratuita
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




