Soldados do Exército iniciam nesta terça-feira, 15, o combate à epidemia de dengue em Campinas, cidade deve decretar hoje estado de emergência por causa da doença e pedir ajuda para o governo federal. Já são cerca de 7 mil casos entre confirmados e suspeitos.
O trabalho do Exército será iniciado com a colocação de telas em caixas d’água no Jardim Cosmos com uma equipe de 18 pessoas, das 8h30 às 13h.
Na quarta-feira, as equipes continuarão os trabalhos na região do Florence. A partir da próxima semana, todas as terças, quartas e quintas-feiras, os homens percorrerão a região do Três Estrelas, Satélite Íris 1 e 2 e Florence 2.
A Secretaria de Saúde de Campinas realizou na manhã desta segunda-feira, 14 de abril, o treinamento com os 54 homens do exército que atuarão no combate à dengue.
O major Flavio Mattos informou que o período inicial de ação será até 9 de maio, podendo se estender de acordo com a necessidade. “Acredito que não haja resistência da população nessa ação, pois a população de Campinas já está habituada com a presença do exército nesse tipo de atividade”, disse.
A médica veterinária Analice Freitas da Silva, da Vigilância Epidemiológica Noroeste, ressaltou que telar as caixas d’água é muito importante na luta contra o mosquito Aedes aegypt. “As caixas d’água são hoje um dos maiores criadouros do mosquito e acredito que essa ação terá um impacto importante na transmissão”, explica. (Carta Campinas com informações de divulgação)