Performances individuais e coletivas de um grupo formado por nove pessoas foram fotografadas desde o último dia 18 de março pelo performer e fotógrafo italiano radicado em Londres Manuel Vason, coordenador do workshop ‘Becoming an Image’ (tornando-se uma imagem), dentro das atividades do projeto Residência Artística do Instituto Hilda Hilst (IHH), em Campinas, que terminou nesta terça-feira (25), na Casa do Sol, sede do Instituto.
As fotografias poderão ser vistas pelo público a partir desta semana, em São Paulo, quando será aberta a exposição ‘Performatus #1 – O Corpo como Sujeito e Objeto na Arte’, nesta quinta-feira na Central Galeria de Arte, em São Paulo. Além das imagens selecionadas por Manuel Vason, também acontecerá uma programação especial, até 11 de abril, com 30 performances, algumas criadas durante o workshop, envolvendo artistas nacionais e internacionais como Ana Hupe, Ana Montenegro, Beatriz Albuquerque, Elen Gruber, Tânia Dinis e outros.
A exposição foi idealizada por Paulo Aureliano da Mata e Tales Frey, criadores da revista eletrônica “Performatus”. Todo trabalho realizado na Casa do Sol tinha como objetivo gerar imagens a partir do corpo, este foi então colocado no papel de protagonista, é ele que estabelece a comunicação com o público, nele se identificam os matizes emocionais, nele acontece a experimentação, o espaço da liberdade e também do erro. As fotos registram, antes de tudo, os momentos de diversidade capturados a partir de cada experiência, individual ou coletiva, diante do próprio corpo. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Exposição ‘Performatus #1 – O Corpo como Sujeito e Objeto na Arte’
Abertura quinta-feira (27), para convidados. Até 3/5, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábados, das 10h às 17h
Na Central Galeria de Arte (Rua Mourato Coelho, 751 – Vila Madalena) – São Paulo. Telefone: (11) 2645-4480
Gratuito
Obs.: Para acompanhar as performances ao vivo e as palestras é preciso fazer reserva pelo site da galeria.